Geral

Rio do Sul terá equipes de robótica disputando competição nacional em Brasília

Sete alunas da Escola Modelo Ella Kurth representam Rio do Sul pelo segundo ano seguido na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) Challenge. A competição começa nesta quarta-feira (15) e segue até o domingo (19) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), reunindo as melhores equipes do país.

Assim como ocorreu na etapa estadual, o tema continua sendo energia sustentável, onde os grupos exploram a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia limpa e projetos relacionados a sua utilização. As equipes Rio Bots e Tortuga Bots vão competir em diversas categorias, como Desafio do Robô, Core Values, Projeto Inovador e Design do Robô.

As duas equipes de Rio do Sul vão competir em Brasília com os mesmos projetos apresentados em Itajaí, na etapa regional. A equipe Rio Bots, formada pelas alunas Karla Daniele de Oliveira Morais, Heloisa Gabrielly Iuncek Ramos, Emily Kopp Batista e Júlia Clara Freiberger desenvolveu um protótipo que simula o armazenamento gravitacional de energia sustentável.

Já a equipe Tortuga Bots, formada pelas alunas Emilly Gabriele Bagattoli, Amábile Yula Aparecida da Silva e Beatriz Moraes Biano desenvolveu um protótipo que ajuda a aumentar a autonomia das baterias dos automóveis elétricos. Para a etapa nacional, explicou o professor Diego Jacomini, mudanças e ajustes serão realizadas nos robôs, não alterando a essência dos projetos desenvolvidos pelas alunas. Além de Jacomini, a delegação de alunas também será acompanhada pelo professor Junior Vendramin Junior que também recebeu o prêmio de técnico destaque em Itajaí.

A secretária de Educação, Janara Mafra, explicou que a classificação pelo segundo ano seguido para a etapa nacional solidifica ainda mais o projeto da robótica na rede municipal de ensino, um grande diferencial da educação de Rio do Sul.
“Este é um projeto desenvolvido a muitas mãos que tem alcançado excelentes resultados. Se ano passado ganhamos experiências e absorvemos mais conhecimento na etapa nacional em São Paulo, que neste ano possamos avançar mais e buscar um bom resultado”, falou.

 

 

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias