Santa Catarina tem chances para alagamento, enxurradas, granizo e rajadas de vento nesta quarta-feira (15). O alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado, que garante que a chuva cobrirá todo o mapa.
De acordo com a pasta, a chuva será intensa, principalmente na madrugada e manhã do oeste ao centro do estado. Nas demais regiões, a chuva ocorre de forma mais isolada, mas também acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e granizo.
Os fenômenos são causados por uma frente fria que está sob o Estado. Os temporais associados a aproximação dessa frente devem iniciar no período da tarde pelo Grande Oeste, avançando em direção ao centro leste catarinense ao longo da noite da terça (14) e da madrugada da quarta (15), quando o sistema passa a atuar ainda mais.
Já na quinta-feira (16) o sol volta a predominar em Santa Catarina, deixando o dia quente e abafado. A partir da tarde, retornam as condições para pancadas de chuva e temporais isolados, devido ao calor combinado ao fluxo de umidade da região amazônica, que passa a ficar direcionado para o Estado.
Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais (raios, rajadas fortes de vento e granizo) e a chuva intensa em curto intervalo de tempo.
No amanhecer as temperaturas ficam entre 13 e 17°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 18 e 23°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas máximas superam os 30°C em todas as regiões, chegando aos 35°C entre o Litoral Norte e Vale do Itajaí.
Por: REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS