Geral Segurança

🌡 ONDA DE CALOR: Temperaturas altas e risco de temporais com rajadas de vento e granizo, alerta Defesa Civil/SC

 

Alerta de clima severo

 

A partir desta segunda-feira (18), uma região de alta pressão atmosférica, associada ao intenso transporte de calor do norte do país, favorece o desenvolvimento de uma onda de calor em Santa Catarina, com temperaturas que devem ultrapassar os 30°C durante as tardes em grande parte do estado.

A partir da quinta-feira (21), as máximas ficam entre 32 e 35°C na maior parte do estado, podendo se aproximar dos 38°C no Extremo Oeste. O pico do calor deve ocorrer nas tardes de sábado e domingo (23 e 24), quando as temperaturas ultrapassam os 35°C em praticamente todas as regiões. No Oeste, Norte e pontos do litoral, as máximas podem se aproximar dos 40°C.

O risco é MODERADO nas áreas em amarelo para ocorrências associadas ao calor intenso, como desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias e aumento no risco de queimadas.

Nesta terça-feira (19) há condições para temporais no período da tarde em Santa Catarina, em especial nas áreas entre os Planaltos, Alto Vale do Itajaí e áreas litorâneas, em especial na Serra do Mar. Os temporais podem vir acompanhados de intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo. Entre o final da tarde e início da noite a chuva pode ser intensa, com acumulados elevados em curto período de tempo.

Risco MODERADO nas áreas em amarelo para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, quedas de árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. Risco BAIXO nas áreas em verde do mapa.

Onda de calor é a maior já registrada no centro da América do Sul; entenda | ND Mais

Brasil enfrentará onda de calor excepcional nos próximos dias com temperaturas de 40ºC a 45ºC e risco à vida

As temperaturas previstas para esta semana e a próxima deverão superar significativamente as médias históricas de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com o potencial de quebrar recordes tanto para o mês de setembro quanto recordes absolutos.

Uma massa de ar extremamente quente está prestes a cobrir o Brasil, e embora o calor já esteja presente no Centro-Oeste e no Sul do país no início desta semana, espera-se que a segunda metade da semana traga temperaturas ainda mais elevadas, alcançando níveis atípicos mesmo para o mês de setembro. Esta situação representa um alto risco devido à severidade do calor esperado, exigindo uma atenção especial das autoridades.

Vários estados brasileiros enfrentarão um calor intenso a extremo, com temperaturas atingindo ou superando os 40ºC. Os estados afetados incluem Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. A situação mais crítica é esperada no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde a maioria das cidades poderá registrar temperaturas acima dos 40ºC, com máximas extremas especialmente na região do Pantanal e arredores. Algumas áreas podem até atingir marcas excepcionais entre 43ºC e 45ºC.

O epicentro dessa onda de calor estará localizado entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, criando uma espécie de “domo de calor”. Esse fenômeno atmosférico é conhecido como “bolha de calor” e ocorre quando áreas de alta pressão permanecem estacionárias, comprimindo o ar no solo e elevando drasticamente as temperaturas. A previsão é de que essa bolha de calor se intensifique entre o final desta semana e o início da próxima.

Essa onda de calor não apenas representa um desconforto extremo, mas também apresenta riscos à saúde e à vida da população, especialmente para idosos e pessoas com condições médicas preexistentes. O calor extremo pode ser mortal, e é importante que as pessoas tomem medidas de precaução, como manter-se hidratadas, usar roupas leves, evitar ficar em carros estacionados sob o sol e estar cientes dos sintomas de insolação, como náuseas, vômitos e confusão mental.

A situação é tão crítica que até mesmo recordes históricos de temperatura podem ser quebrados durante esse evento de calor extremo. São Paulo, por exemplo, pode registrar temperaturas que desafiam os recordes não apenas para setembro, mas também para toda a série histórica de registros climáticos.

É importante destacar que eventos de calor extremo como esse estão se tornando mais frequentes devido às mudanças climáticas globais. É fundamental que as autoridades e a população estejam preparadas para lidar com esses desafios cada vez mais graves relacionados ao clima. A segurança e o bem-estar da população devem ser a prioridade máxima durante essa onda de calor excepcional.

O que é uma onda de calor?

Uma onda de calor é um período de temperaturas excessivamente altas que estão ocorrendo cada vez mais devido ao desmatamento e à poluição nas grandes cidades, diz a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), em um comunicado de  junho de 2023.

Durante essas ondas, as temperaturas tendem a permanecer altas por vários dias consecutivos. O calor intenso, de acordo com a universidade mexicana, pode durar mais de três dias e gerar perda de água por evaporação.

Em casos mais graves, há cidades em outros locais do mundo que podem ultrapassar os 50°C.

Como se proteger durante uma onda de calor

A Unam afirma que temperaturas acima de 40°C podem ser arriscadas para a saúde e o bem-estar das pessoas. Por isso, nessas situações extremas, são recomendados alguns cuidados. Entre eles:

  1. Evitar o contato direto com o sol entre as 11 e 16 horas;
  2. Usar roupas de cor clara e confortáveis;
  3. Não fazer atividades físicas cansativas sob o sol;
  4. Cuidar da hidratação e ter sempre uma garrafinha de água à mão, mesmo em casa;
  5. Dar preferência a  alimentos frescos, frutas e verduras;
  6. Ficar em locais com sombras;
  7. Aplicar protetor solar no rosto, braços, pernas e em demais áreas expostas do corpo;
  8. Usar óculos escuros, bonés e chapéus;
  9. Manter ambientes domésticos e de trabalho bem ventilados ou climatizados;
  10. Em veículos sem ar-condicionado, deixar as janelas abertas.

Quais são os efeitos de uma onda de calor sobre a saúde?

O aumento da temperatura pode ter efeitos prejudiciais à saúde humana, como insolação, desmaios, desidratação e doenças de pele. Também pode afetar o funcionamento do corpo e levar à insolação.

O estresse por calor é um aumento repentino da temperatura corporal devido à exposição prolongada a altas temperaturas. Os sinais de alerta mais comuns são: vermelhidão da pele, suor excessivo, falta de ar, sensação de tontura e confusão, explica a Unam.

A universidade reforça ainda que é importante dar atenção redobrada aos grupos mais vulneráveis às ondas de calor: crianças, idosos e animais de estimação.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina/Brasil 247/National Geographic



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias