Saúde

Nova subvariante da Covid-19 é encontrada em quatro pacientes de Mato Grosso; entenda os casos

MYKE SENA/MS

 

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) identificou uma nova subvariante da Covid-19, a JN 2.5, em quatro pacientes da região. O sequenciamento foi feito pelo Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde do estado e surgiu de outra mutação, a Ômicron. Três mulheres já receberam alta e a quarta paciente não resistiu. Ela já possuía um quadro de doença pulmonar. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguada respostas.

Segundo a equipe, o óbito é investigado porque, segundo informações divulgadas pela SES-MT não é possível afirmar que a causa da morte foi a Covid-19. Além do Brasil, a subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

No comunicado divulgado, a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, reafirmou a importância da vacinação e dos cuidados básicos, como lavar as mãos. “Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais”, completa.

 

Do R7, em Brasília

 

 

 

 

Grupo de Notícias