Geral Saúde

Meningite: em Mirim Doce, bebê de 8 meses morre após contrair a doença

Foto: Pixabay/Reprodução/ND

 

Um bebê de 8 meses morreu na última terça-feira (17) após contrair meningite bacteriana, na pequena cidade de Mirim Doce, região do Alto Vale do Itajaí. O recém-nascido chegou a ser internado no dia 6 de outubro, mas não resistiu.

De acordo com a Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), o número de diagnósticos registrados apenas nos nove primeiros meses de 2023 já ultrapassa os casos da doença em todo 2022.

Apenas entre janeiro e setembro deste ano, Santa Catarina somou 656 casos de diferentes tipos de meningite, contra 573 casos confirmados em 2022. Neste ano, 48 pacientes morreram em consequência da doença no estado.

Números da doença nos últimos 5 anos em SC

2023 – 656 casos confirmados (de janeiro a setembro)

2022 – 573 casos confirmados

2021 – 358 casos confirmados

2020 – 379 casos confirmados

2019 – 970 casos confirmados

A Dive-SC associa a redução dos casos nos anos de 2020 e 2021 às medidas de distanciamento social e higiene, em razão da pandemia da Covid-19.

Meningite: entenda como funciona a doença

A meningite é uma doença que provoca a inflamação das meninges – estruturas finas que protegem o cérebro e a medula espinhal – e pode ter diferentes origens.

De acordo com a Dive-SC, a inflamação pode ser causada por agentes como fungos, parasitas, bactérias, vírus e também por quadros não-infecciosos, como um traumatismo, por exemplo.

Os 3 principais tipos de meningite são:

Bacteriana – causada por bactérias, principalmente as seguintes: Neisseria meningitidis (Meningococo), Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis e Haemophilus influenzae.

Viral – provocada por agentes virais, em especial os enterovírus.

Fúngica – ocasionada, em geral, pela inalação de esporos (pedaços pequenos de fungos) que atingem as meninges.

Os sintomas podem incluir: febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Além de manchas vermelhas ou roxas na pele que podem ser indicativo da DM (Doença meningocócica).

Alguns pacientes também podem apresentar confusão mental, sonolência e dificuldades para acordar.

Prevenção

A recomendação das autoridades sanitárias é de que a população mantenha os cuidados em relação à higiene e evitem o compartilhamento de objetos pessoais.

Outra medida importante para prevenir a contaminação é manter os ambientes abertos e arejados, e redobrar a atenção com as crianças em espaços fechados ou com pouca circulação de ar.

O imunizante contra a meningite é aplicado de forma gratuita na rede pública de saúde, para crianças de até um ano de idade e adolescentes de 12 a 13 anos.

Tipos de vacina oferecidas na rede pública de saúde:

Meningo C (Vacina meningocócica C conjugada)

Haemoflhilus B (Vacina Haemophilus influenzae tipo b)

Pneumocócica.

 

 

Com informações: Redação ND Florianópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias