Saúde

Maternidade Catarina Kuss de Mafra comemora 52 anos com ampliação dos serviços, melhorias nas instalações físicas e investimentos importantes do Governo do Estado.

 

A Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK), em Mafra, comemora 52 anos de história e serviços prestados nesta sexta-feira, 15 de março. Inaugurada em 1972, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES) é referência em atendimento obstétrico de alto risco para o Planalto Norte catarinense pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Recebeu em 1994 o título da Unicef de Hospital Amigo da Criança, sendo o primeiro hospital da região Sul do Brasil a receber este importante título, mantendo-o até os dias atuais priorizando o atendimento humanizado ao nascimento e apoiando a amamentação.

Desde o início do ano de 2023, o Governo do Estado já investiu mais de R$1,4 milhões em materiais e equipamentos para o atendimento dos pacientes, como: aparelho de anestesia e de ultrassom, oxímetros, ventiladores pulmonares, CPAPs para recém-nascidos, incubadoras de transporte, central de monitoração para UTI Neonatal, entre outros. Neste ano nasceram 1589 bebês na MDCK.O número total de nascimentos até Fevereiro de 2024 é de 60.628 nascimentos, sendo 31.063 masculinos e 29.565 femininos.

 

 

Nesse período, a maternidade também está sendo reformada. A revitalização da estrutura interna foi finalizada no início deste mês de março. As salas, quartos e leitos tiveram as paredes pintadas, troca de piso, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, manutenção de portas e janelas. A reforma da parte externa da maternidade iniciará em breve.

A partir do trabalho em equipe, a instituição se orgulha dos dados apresentados à comunidade:

Durante o ano de 2023, as cirurgias eletivas aumentaram 69%. Foram realizados 10.888 procedimentos ambulatoriais, aumentando 31,53% em relação ao ano anterior. O número de atendimentos aumentou também nos internamentos, nos atendimentos de emergência e nos procedimentos cirúrgicos em geral, sendo que aumentaram 77,78% o número de laqueaduras e 67,09% o número de vasectomias. A capacidade da UTI Neonatal aumentou para 10 leitos, sendo estes todos credenciados pelo SUS.

A Maternidade Dona Catarina Kuss, de Mafra, alcançou 81% de adesão às práticas de segurança do paciente. Assim, a instituição torna-se a única maternidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) contemplada na lista positiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que classifica apenas as unidades catalogadas como de alta conformidade.

 

 

Realiza atendimento de gestantes de médio e alto risco. No ambulatório de Pré Natal de Alto Risco conta com assistência de equipe multidisciplinar (médico obstetra e cardiologista, enfermagem, nutricionista e psicólogo). Os recém nascidos de risco são acompanhados após a alta hospitalar no Ambulatório, sendo realizada a 3ª etapa do Método Canguru.  A instituição trabalha com planejamento familiar, integrando a realização de laqueaduras e vasectomias. Além disso, conta com Emergência Obstétrica (24h), Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo), Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais Convencional (Ucinco), Unidade Canguru, Centro Cirúrgico, Unidade de Internação e Banco de Leite Humano.

O Banco de Leite da MDCK realiza a coleta e processamento de leite humano para que todos os recém nascidos que necessitam recebam o leite materno, que é essencial para seu desenvolvimento. Realiza também campanhas para incentivar a doação de leite humano na comunidade. Conta com três postos de coleta de leite na região, facilitando assim o acesso das doadoras. No ano de 2023 foram recebidos das mães doadoras 711,9 litros de leite humano doado, sendo que 994 bebês receberam este leite doado.

Maternidade Dona Catarina Kuss, há 52 anos “Auxiliando o Milagre da Vida”.

 

Por Demais FM

Grupo de Notícias