Geral

Em Presidente Getúlio, Saate implanta sistema de telemetria

 

O Saate (Serviço de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto), dá mais um passo importante na gestão do sistema de abastecimento de água, em Presidente Getúlio. A partir desta terça-feira (18), a autarquia dispõe de um sistema completo de Telemetria, tecnologia que auxiliará as equipes do Saate no controle, precisão e agilidade nos atendimentos.

Atualmente o Saate dispõe de29 boosters e seis reservatórios de água tratada, espalhados pela cidade. Até então o controle e monitoramento desses pontos é feito de forma física, ou seja, após alguma solicitação, um agente de plantão se dirige até o local do ocorrido, analisa a situação e toma a providência necessária. Um exemplo prático disso são as constantes quedas de energia em tempos chuvosos, onde as localidades que dependem de bomba para abastecimento sofrem com os desligamentos de segurança dos boosters. Com a telemetria instalada, a religação da bomba depende de apenas um clique.

O superintendente da autarquia, Jessiel Matheus Pereira afirma que o sistema implantado economiza mão de obra, tempo e garante mais segurança. “Uma solicitação que antes poderia levar até 24 horas pra ser atendida, agora levará poucos minutos. O agente de plantão tem todo o controle das bombas e monitoramento do nível dos reservatórios na palma da sua mão, instalado em seu celular”, assinala.

Além da resposta imediata para o atendimento operacional, o sistema também auxilia na análise e tomada de decisões quanto a investimentos e manobras de rede, visto que todos os dados coletados por ele criam um histórico com gráficos e informações completas do local. A contratação ocorreu por meio de licitação, em formato de comodato, e o custo mensal do sistema gira em torno de R$ 3.200,00.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Presidente Getúlio.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias