Geral

Defesa Civil confirma passagem de tornado no Meio-Oeste de Santa Catarina

 

 

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde desta terça-feira (5) a passagem de um tornado na comunidade de Anta Morta, no interior de Santa Cecília, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O fenômeno climático atingiu a região por volta das 23h do último domingo (3).

Na segunda-feira (4) a passagem do tornado já havia sido confirmada pelo meteorologista Piter Scheuer.

Conforme nota meteorológica da Defesa Civil estadual, a formação de uma frente fria associada ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, combinados ao intenso fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades sobre Santa Catarina.

“Na noite do domingo uma tempestade ganhou intensidade e adquiriu características supercelulares, que foram identificadas por imagens do radar meteorológico de Lontras. Através da análise combinada das imagens de radar e de fotos e vídeos do local atingido pela supercélula, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a ocorrência de um tornado na localidade”, informou o órgão

Imagens feitas por moradores da comunidade mostram os danos do fenômeno numa plantação de pinus e eucalipto.

A velocidade dos ventos estimada pelo radar na região superou a escala de 30 m/s, ou seja, ficaram acima dos 100 km/h. Também foi possível ver a presença de materiais não-hidrometeorológicos suspensos na atmosfera (como galhos, telhas, etc).

Tornado causou destruição

A destruição foi vista pelo pecuarista Rodrigo Camargo, no fim da tarde desta segunda-feira (4) ao percorrer sua área de terra, parte que também foi atingida pelo fenômeno climático.

A área atingida pertence a vários produtores da comunidade Anta Morta, os quais também tiveram conhecimento dos estragos durante a tarde desta segunda. Conforme Camargo, a Defesa Civil Municipal de Santa Cecília foi informada da situação durante a tarde.

Conforme o pecuarista, não há dimensões dos prejuízos deixados, mas estima-se que cerca de 8 quilômetros de plantação foram destruídos.

“Casas também foram atingidas, algumas destruídas e outras descobertas. Graças a Deus ninguém ficou ferido. Aos órgãos públicos que posam auxiliar o pessoal das casas atingidas”, acrescentou.

Fonte/NDmais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias