Geral

Ceciliense lança livro sobre a história da Família Goetten

Lançamento do terceiro livro de Antonio de Paula Goetten, 2º sargento da reserva da Polícia Rodoviária do Paraná, que nasceu e cresceu em Santa Cecília (SC), na fazenda do avô Otavio de Paula Goetten.
Atualmente residindo em Irati (PR), o escritor conta que, intitulado como “Família Goetten – Nossa história, nossas raízes”, o livro relata a genealogia da família Goetten desde 1546, na Alemanha, até 2022, no Brasil, com dados, documentos e fotos. “É um resgate do histórico da família Goetten, numa pesquisa encomendada pelo senhor Mario Hilário, em 2010. A família Goetten é composta por descendentes de Adão Goetten (meu tataravô), que veio para o Brasil em 1828 com sua mãe Catharina Goetten e seu padrasto Mathias Kretten. Em 1829, instalaram-se em Rio Negro (PR), em 1848 em Santa Cecília, e 1950 em Curitibanos”, explica o escritor.
Antonio revela que a iniciativa em contar a história da Família Goetten surgiu através do livro Raízes de Santa Cecília, escrito pelo seu primo José Eloi Goetten, o qual despertou seu interesse em saber mais sobre a família. “Eu iniciei o levantamento e tive a felicidade de fazer contato com o senhor Mario Hilário Goettems, na época presidente dos Relógios Técnicos do Rio de Janeiro, que foi em 1995 para a Alemanha e encontrou o cientista, pesquisador e escritor Horst-Dieter Gottert que tinha realizado a árvore genealógica da família de Adão Goetten na Alemanha, então eu realizei as pesquisas no Brasil”, explicou.
Em 2014, Antonio lançou o primeiro livro “Goetten – História da família”. “Quando chegou no meu avô eu direcionei até minhas fi lhas, porque minha intenção era só fazer para elas e meus irmãos. Então resolvi postar o livro na minha página do Facebook, que despertou o interesse de todos e, com isso, escrevi o segundo livro. Em 2019 iniciei o terceiro, concluindo neste ano”, completou, destacando que também criou o brasão da Família Goetten.
Por: CLÁUDIA SENA JORNALISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias