Entretenimento

Casal de São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense percorre 12,8 mil quilômetros em aventura de carro até Ushuaia

Casal viajou durante 23 dias, percorrendo 12,8 mil km
Casal viajou durante 23 dias, percorrendo 12,8 mil km

 

Imagine passar 23 dias viajando dentro do carro, conhecendo belas paisagens, novas culturas e, principalmente, com muita história para contar. Assim foi a viagem do casal Mylena Lopes e Felipe Alexandre Simas. Eles embarcaram numa aventura em direção a Ushuaia, no extremo sul da América do Sul, também conhecida o “fim do mundo”.

Todo o trajeto aconteceu de carro, num Suzuki Grand Vitara 4×4, onde no total, ida e volta, eles percorreram 12,8 mil km. “O que é muito legal viajar de carro é que estamos expostos a tudo, por exemplo, saímos daqui, estava quente, andamos no deserto com 40º, pegamos uma tormenta muito grande, mas o legal é que a gente se aprofunda mesmo na cultura, seja na natureza, contato com as pessoas”, fala Simas.

Aliás, quem teve ideia de fazer a viagem longa foi justamente Felipe, que já tinha ido de carro, até mesmo moto, para Argentina, mas sem chegar até Ushuaia. “Já eu nunca tinha ido, mas sou aventureira, convidou, estou indo”, brinca Mylena. A aventura começou no dia 15 de dezembro, onde somente no primeiro dia eles percorreram 900 km, até a São Borja, no Rio Grande do Sul.

Viagem
Toda a rota tinha sido planejada dias antes, mas os são-benteses aproveitaram para conhecer cada parte do passeio, não tendo uma meta de data para chegar até o destino final. Além disso, a viagem intercalou entre cidades da Argentina e do Chile. “Desde a primeira fronteira, a gente fez 10 até o final”, conta Felipe.

E como o casal estava de carro, muitas vezes eles acampavam em campings públicos e em dias mais extremos de cansaço, ficavam em hotéis e até mesmo dormiram no veículo. Já sobre alimentação, muitas coisas eles tinham levado de São Bento do Sul, como itens de cozinha e equipamentos de pesca. “Pescamos trutas no Chile”, revela.

Outra coisa que impactou os dois foram as belezas da natureza, onde passaram por lugares como a Patagonia, com deserto até montanhas de gelo. “É um sonho, porque a natureza de fato toma conta mesmo, ela que reina, é muito intocável. Tivemos contato com icebergs, com animais que só vi em documentários, como guanacos, pinguins, elefantes-marinhos”, diz Felipe.

Durante a viagem, eles passaram as datas comemorativas, como Natal, longe da família, mas apesar da distância, como eles estavam em contato com pessoas do mundo inteiro, na ceia se jantaram com uma família que encontraram num restaurante. “Foi diferente, mas foi muito especial”, detalha Mylena.

Entre os lugares que mais impressionaram, eles destacam El Chaltén e o Parque Nacional Torres Del Laine. “A gente vai passando por uma estrada que é considerada uma das mais bonitas do mundo, você vai em meio a cordilheira, cada curva você vê uma montanha, um lago, é surpreendente”, conta a aventureira. Já a virada do ano, eles passaram no destino final, em Ushuaia, na Argentina.

 

Arquivo pessoal do casal
Arquivo pessoal do casal

 

Novas aventuras
Os dois retornaram para São Bento do Sul no dia 7 de janeiro. Para aqueles que desejam se inspirar na aventura dos são-benteses, eles destacam aspectos básicos, como um planejamento para evitar imprevistos na estrada.

Isso inclui uma revisão completa no carro antes da partida, noções essenciais para se manter sozinhos, como itens de primeiros-socorros, alimentos e até mesmo cuidados com o vestuário. “Levar roupa para tudo, porque pegamos calor, bastante frio, então precisa ir preparado para o clima, porque é vento, chuva, bem instável”, sugere Mylena.

Agora, os dois já planejam novas aventuras para esse ano, tendo como meta viajar de carro ou moto até Salar de Uyuni, o deserto de sal da Bolívia. Também, no futuro, ainda sem previsão, eles pretendem arrumar as malas e seguir viagem até o Alasca.

“O caminho até Ushuaia é mais do que uma viagem, é uma jornada de autodescoberta, onde cada curva revela não apenas paisagens incríveis, mas também o verdadeiro espírito aventureiro que vive em cada viajante”, encerra Mylena.

 

Por A Gazeta / Demais FM

Grupo de Notícias