Segurança

ALERTA DA PM: Notas falsas de 200 reais circulam no Planalto Norte

Estabelecimentos comerciais de Canoinhas registraram, nesta quarta-feira (08), o recebimento de notas falsas de R$ 200,00

A polícia orienta que, ao receber uma nota, é importante verificar as características de segurança da cédula, como a marca d’água, o número que muda de cor e o alto-relevo, espessura, entre outros elementos. A utilização de notas falsas é crime e pode acarretar em penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão, além de multas.

Dicas ao receber

Observe a textura do papel

Notas falsas são geralmente impressas em papel de baixa qualidade, enquanto notas autênticas são impressas em papel de algodão de alta qualidade. As notas autênticas têm uma textura firme e ligeiramente áspera, enquanto as notas falsas podem sentir-se lisas ou macias.

 Verifique as marcações de segurança

As notas autênticas possuem várias marcações de segurança, como fios de segurança e marcas d’água, que são difíceis de replicar. Verifique se essas marcações estão presentes e se parecem autênticas.

Observe a imagem impressa

As notas autênticas possuem imagens nítidas e claras, enquanto as notas falsas podem ter imagens embaçadas ou borradas. Verifique se as imagens são precisas e parecem autênticas.

Verifique a cor e o brilho

As notas autênticas têm cores vibrantes e brilhantes, enquanto as notas falsas podem parecer desbotadas ou sem brilho. Certifique-se de que as cores são precisas e parecem autênticas. Utilize equipamentos para detecção de notas falsas Para uma maior segurança, você pode utilizar equipamentos que detectam notas falsas, como canetas detectoras de notas falsas, luz ultravioleta, entre outros.

Grupo de Notícias