A Engie arrematou em março de 2026 o Lote 2 do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para construir a Linha de Transmissão 230 kV Ponta Grossa–Canoinhas C1. O empreendimento terá cerca de 137 quilômetros e vai ligar o Paraná a Santa Catarina.
Obra deve ligar Ponta Grossa a Canoinhas
O traçado prevê passagem por São Mateus do Sul, no Paraná, antes de chegar a Canoinhas, no Planalto Norte catarinense. O projeto foi estimado em R$ 193 milhões e tem prazo de conclusão de 42 meses a partir da assinatura do contrato.
A linha operará em 230 quilovolts, com a função de reforçar a rede elétrica e ampliar a capacidade de transporte de energia na região.
- LEIA TAMBÉM: Mafra: homem é agredido e ameaçado em posto de saúde
Demanda antiga no abastecimento de energia
A melhoria no sistema é vista como uma reivindicação antiga de Canoinhas, principalmente por moradores do interior. Durante a colheita do fumo, a falta de energia costuma trazer prejuízos para famílias e produtores.
Além disso, a nova estrutura pode ajudar no desenvolvimento local, já que o município passa a ter melhores condições para receber empresas com maior consumo de energia.
Por: Demais FM / Com informações de Rádio Clube
