A sessão da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, realizada nesta segunda-feira (08), foi marcada por fortes discursos, mas o ponto alto veio da vereadora Andriely Okopniki (PSD), que usou a tribuna para responder às críticas do vereador Evaldo Bauer (MDB) contra a administração municipal e, principalmente, contra a Associação de Pais e Professores (APP).
Críticas de Bauer
Bauer abriu a sessão cobrando melhorias em estradas do interior, citando localidades como Colônia Ruthes, Picadão da Bahia e Pratinha. Ele também criticou a demora na reforma da casa mortuária, a falta de medicamentos, a suspensão de exames laboratoriais e a retirada de uma ambulância da comunidade do Rio da Anta.
Outro ponto levantado foi a negativa ao pedido de informações sobre os R$ 30 mil destinados ao Torneio Familiar. Para Bauer, a decisão comprometeu a transparência da gestão.
— “É a mesma coisa que fazer uma festa na comunidade e não prestar contas. Isso é uma vergonha!” — afirmou.
Bauer prometeu endurecer sua posição a partir de agora. Em tom de rompimento, Bauer deixou claro que o MDB mudará de postura na Câmara:
— Sempre colaboramos, sempre aprovamos tudo o que veio do Executivo. Mas chega! A partir de hoje, cada projeto será analisado com lupa. O povo está cansado de promessas e descaso.
A resposta firme de Andriely
Na sequência, Andriely rebateu com firmeza as críticas e defendeu o trabalho da APP e da equipe voluntária envolvida no torneio.
— “Eu não acho vergonha nenhuma. A APP já estava pronta para prestar contas, só faltavam ajustes. São pessoas voluntárias, que dedicaram dias inteiros sem receber nada em troca. Tenho certeza de que cada centavo será apresentado à população” — destacou.
A vereadora lembrou ainda que a própria lei municipal nº 952/2025 concede prazo de até 30 dias após o evento para a prestação de contas, e que cobrar esse processo apenas dois dias após a execução não faz sentido.
— “Aqui, nesta Casa, vamos criticar quando for preciso. Mas também precisamos entender que há cronogramas e limitações, como no caso das obras prejudicadas pelas chuvas” — completou.
Equilíbrio e fiscalização
Além de defender a APP, Andriely elogiou a dedicação da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo na organização do torneio e reafirmou sua postura fiscalizadora, mas com coerência e respeito às normas.
— “Cumpro meu papel de cobrar, mas sempre com discernimento. O que não podemos é transformar críticas em injustiça com quem trabalha pelo bem da comunidade” — finalizou.
Andriely também explicou o adiamento da Festa do Mel, justificando a decisão como necessária para priorizar o uso de máquinas na manutenção de estradas.
— Se as máquinas fossem deslocadas para o parque, ficariam faltando nas comunidades. A decisão foi acertada para dar prioridade às estradas. Quem sabe no próximo ano, com mais preparação, teremos um evento ainda melhor — disse.
Apesar do adiamento, ela destacou que o aniversário do município em setembro terá programação, incluindo o Seminário do Tabaco, marcado para o dia 25.
A sessão mostrou um clima de tensão política, mas também reforçou a importância de posicionamentos equilibrados e respaldados pela lei.
Confira a lei na íntegra: Leis-952-2025
Por Demais FM
