Geral

Vereadores de Taió cobram segundo médico no plantão do Pronto Atendimento

 

A pauta da 10ª sessão ordinária de 2024 da Câmara de Vereadores de Taió contou com uma indicação que recomenda a contratação de mais um médico para atuar no pronto atendimento do Hospital e Maternidade Dona Lisette. O documento foi assinado por todos os nove vereadores que consideram a medida primordial para melhorar e desafogar a fila de espera na porta da emergência.

O documento ressalta que diariamente são realizadas cerca de 100 consultas e que essa quantidade para apenas um médico sobrecarrega o profissional e afeta diretamente a segurança e qualidade no atendimento. Na semana passada uma reunião foi realizada pelas comissões permanentes, com representantes da unidade hospitalar. Os vereadores conversaram com o diretor administrativo Heleno Severo e o diretor médico Sandro Bichofe, na oportunidade eles explicaram o cenário atual de atendimento e as dificuldades.

Hoje o município possui um contrato com o Hospital e Maternidade Dona Lisette que engloba o funcionamento do Pronto Atendimento, bem como consultas e exames em especialidades. Após obterem a informação de que o contrato vigente está sendo executado integralmente, os vereadores passaram a sugerir que seja feita uma modificação no contrato, com uma compensação financeira para a contratação de um segundo médico plantonista para a emergência.

O vereador Edésio Fillagranna, lembrou que essa indicação é na verdade um reforço, já que um documento semelhante foi feito em março de 2022. “Tem dias que em 12 horas chega a mais de 120 atendimentos, como um profissional sozinho vai conseguir fazer atendimento humanizado para a população?”, questionou.

O presidente da Câmara, Ricardo Oenning (Kakai), destacou que o documento não é algo contra o hospital e que é preciso permitir condições para melhorar e agilizar os atendimentos. “O Executivo tem que tomar uma providência, um contrato de 3 meses ou 6 meses, ou contrata temporário para horários de pico. Daqui a pouco temos que copiar de outros municípios, ver a forma que estão trabalhando para dar atendimento melhor aos taioenses”, comentou.

O vereador William Henrique Noriller, cobrou agilidade do Executivo para encaminhar proposta de alteração contratual para a inclusão de mais um médico. “Taió merece o segundo médico, merece a alteração no contrato, isso é urgente. Se precisar votar de maneira extraordinária, encaminha, vamos todos votar a favor, é algo que a gente precisa”, concluiu.

A indicação também sugere a contratação de mais uma técnica em enfermagem para auxiliar no atendimento.

 

Por: Assessoria de Comunicação

 

 

Grupo de Notícias