Segurança

Vereador investigado por ‘rachadinha’ é alvo de mandado em cidade mais populosa de SC

Um vereador de Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina, foi alvo de uma operação de combate à corrupção deflagrada na manhã desta quinta-feira (18). Ednaldo José Marcos é investigado pela prática de “rachadinha”, segundo a Polícia Civil.

No total, são cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, inclusive na Câmara de Vereadores da cidade.

Em entrevista à CBN Joinville, o vereador negou a prática e falou em “engano”. Disse que atendeu aos pedidos do mandado e que vai colaborar com a polícia.

“Uma situação que você jamais imagina. O que eu acredito é que é ano eleitoral, nosso mandato está muito bem e sempre existem falsas denúncias. Vamos colaborar com a polícia. Abrimos a casa, dei a senha do meu celular, abrimos nosso gabinete, demos aparato total para investigar tudo. Agora, vamos esperar o desfecho. O problema vai ser reverter a situação porque acusar é fácil, agora dizer que era inocente

O parlamento ainda não se pronunciou sobre a operação que, além de Joinville, cumpriu mandados em Palhoça, na Grande Florianópolis.

A investigação aponta que um esquema ilícito foi criado para o recolhimento de parte dos vencimentos devidos a assessores do político para “gerar enriquecimento ilícito e vantagens políticas tanto em prol do vereador investigado, quanto de seus aliados”.

O crime seria articulado por pessoas de confiança do parlamentar que atuam como intermediárias entre o recolhimento do dinheiro e a destinação final. Essa atuação motivou o nome da ação desta quinta, chamada de Backbone (espinha dorsal, em uma tradução livre).

Nos endereços alvo da operação a polícia apreendeu aparelhos eletrônicos, especialmente telefones celulares, e documentos relacionados aos fatos sob apuração. A investigação segue.

Fonte/Por Caroline Borges, Ânderson Silva, g1 SC e NSC

Grupo de Notícias