Segurança

Suspeitos furtam ao menos 5 carros de prefeitura de SC: ‘aparentemente agiam por esporte’, diz delegado

Duas pessoas foram presas preventivamente nesta sexta-feira (26) suspeitas de furtar pelo menos 7 veículos em Caibi, no Oeste de Santa Catarina, sendo cinco da prefeitura. Os crimes ocorreram entre agosto de 2023 e janeiro de 2024, informou a Polícia Civil.

Conforme o delegado Rodrigo Moura, os veículos recuperados “aparentemente foram furtados por esporte”. Um ainda não foi encontrado.

“Dois dos carros foram furtados e abandonados perto do pátio de onde foram pegos”, explicou.

A dupla, segundo a Polícia Civil, já havia sido presa em flagrante em 1º de janeiro, quando rodou de Caibi até Biguaçu, na Grande Florianópolis, a mais de 620 quilômetros, com um Fiat Uno da prefeitura. Na ocasião, eles fugiram de um posto de combustíveis sem pagar pelo abastecimento

Um deles foi solto na audiência de custódia. O outro permaneceu e teve a prisão preventiva decretada nesta sexta-feira.

Crimes
Conforme a investigação, na noite de 16 de agosto de 2023, os suspeitos furtaram um GM Spin usado pela Secretaria de Saúde de Caibi. Horas depois, ainda na madrugada, abandonaram o veículo no pátio da mesma repartição pública.

Na madrugada de 23 de agosto de 2023, a mesma dupla voltou a invadir o pátio da Secretaria de Saúde e tentou furtar um Fiat Pálio, sem êxito. Eles conseguiram levar um Ford Ká Sedan e, a partir disso, fugiram em direção a Palmitos, na mesma região. Lá eles capotaram o carro, que ficou quase completamente destruído.

Já na noite de 30 de outubro de 2023, um dos suspeitos furtou um Hyundai HB20 particular em Caibi. De lá, ele rodou até Palmitos, abandonou o carro por falta de combustível e furtou um Fiat Strada de uma cooperativa. Com o automóvel, conforme a Polícia Civil, fugiu na direção de Chapecó, onde novamente se envolveu em um acidente, ficando preso no automóvel capotado.

Novos furtos
Conforme o delegado Rodrigo Moura, os suspeitos “se aproveitaram das festas de final de ano” e voltaram furtar veículos da prefeitura nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. As ações voltaram a ocorrer em 17 deste mês:

No último dia do ano, conforme a investigação, eles tentaram arrombar um Fiat Doblô, sem sucesso. Em seguida, levaram do pátio do Departamento de Estradas e Rodagens um Ford Fiesta, que foi levado para a região de Iraí (RS) e não foi recuperado até o momento.
Já na tarde de 1º de janeiro, os suspeitos furtaram um Fiat Uno da prefeitura, removeram os adesivos de identificação e levaram o carro até Biguaçu.
Em 17 de janeiro, um Fiat Pálio foi levado do Departamento de Estradas e Rodagens e abandonado, em seguida, perto do pátio da prefeitura.

Fonte/G1sc

Grupo de Notícias