Geral

Sucessão Familiar Rural: Evento do Sindicato Rural e Faesc/Senar reúne mais de 100 pessoas em Itaiópolis.

 

O Sindicato Rural de Itaiópolis, em parceria com a FAESC – Federação da Agricultura e Pecuária de SC; e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou na manhã da última quarta, 24 de abril, o Seminário sobre Sucessão Familiar Rural.

O evento teve por objetivo promover o processo de continuidade do agronegócio familiar, sensibilizando os proprietários e seus familiares sobre a importância da permanência dos herdeiros na atividade rural.

Para falar do assunto foi convidado o Dr. Clemerson José Argenton Pedrozo, Advogado e 1º Vice-Presidente Executivo da FAESC; também o advogado Dr. Marcos Marroco, especialista na área de Sucessão Familiar; o mesmo atua na Capital Florianópolis e em outras cidades deste e de outros estados da federação. Este ministrou a palestra principal sobre o tema e abordou também sobre as Holdings (do inglês “to hold”), que na tradução livre significa “segurar”. Esse modelo de empresa é cada vez mais comum no Brasil e já existe no país uma grande variedade desse tipo de companhia e modelo de gestão. No evento, foi falado sobre as holdings familiares que administram os bens de uma família.

Ao final, o palestrante respondeu perguntas e esclareceu dúvidas dos participantes.

Fizeram parte do público do evento dirigentes sindicais da região, advogados, contadores, representantes de Cooperativas de Crédito, e agências bancárias locais; também de Tiago Krum do Setor Agro da Caixa Econômica Federal, produtores e produtoras rurais da região e associados do Sindicato Rural. Também estiveram presentes o prefeito Municipal Mozart José Myczkowski e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Wilson Mathias Marciniak.

O prefeito municipal, na sua fala aos presentes, agradeceu o convite para participar do evento que na sua opinião abordou um tema muito importante e comentou que recentemente, juntamente com o Secretário Wilson esteve em Brasília e na oportunidade defendeu a agricultura local e principalmente a fumicultura, cultura que praticamente nunca é mencionada em reuniões nacionais.    No entanto, lembrou Mozart, a cultura do tabaco é a que mais traz renda às famílias do município de Itaiópolis, o maior produtor de fumo do estado, onde quase 5 mil famílias dependem da renda do referido produto.

A Superintendente do SENAR Carine Weiss que esteve presente e que foi a cerimonial do Evento parabenizou o Presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis Mauro Kazmierczak que foi o idealizador do acontecimento que reuniu o público que tinha total interesse no assunto e pelo seu trabalho à frente da entidade já há um longo tempo. Também enfatizou o trabalho e empenho do Presidente da FAESC José Zeferino Pedrozo, que nunca mediu esforços para sempre atender os sindicatos que fazem parte do sistema FAESC/SENAR e os anseios de seus respectivos presidentes e dos produtores associados aos sindicatos do estado. Falou do papel da mulher que atualmente ocupa cargos antes ocupados apenas por homens e dos diversos trabalhos do meio rural, hoje exercido por “elas”, inclusive na gestão da propriedade. Ainda, lembrou e aproveitou para fazer um elogio especial à gestão municipal atual de Itaiópolis e à Secretaria da Agricultura, que fez um trabalho excepcional de levantamento de todas as culturas desenvolvidas no município, quanto à área produzida, à produção colhida e outros números de cada safra.

Taiane Caroline Plautz Pscheidt, Supervisora Técnica da ATeG – programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR deu as boas-vindas aos participantes convidados, destacando às famílias atendidas pelo referido programa nas áreas de Bovinocultura de Leite, Fruticultura e Apicultura e os Instrutores das ATeGs citadas.

No término do evento, foi oferecida aos presentes uma deliciosa feijoada.

Mauro Kazmierczak, presidente do Sindicato Rural de Itaiópolis que foi o idealizador do evento comemorou o sucesso do mesmo e disse ter a certeza que esta iniciativa irá contribuir com o setor do agronegócio na questão da Sucessão Familiar e lembrou que o Sindicato está há décadas atuando no município, sempre buscando a melhor orientação, organização, a defesa e o bem de todos os produtores rurais.

 

Por Demais FM.

 

 

Grupo de Notícias