Geral

Servidores das Comarcas de São Bento do Sul e Rio Negrinho treinam combate ao fogo e prevenção aos acidentes no trabalho

 

O expediente dos dias 17 e 18 de abril foi diferente para 11 servidores do norte do estado, 10 da comarca de São Bento do Sul e um de Rio Negrinho. Eles trocaram o espaço forense pelo quartel do Corpo de Bombeiros e lá participaram do Curso Treinamento Básico de Atendimento a Emergências – Nível II do TJSC, em parceria com a Academia Judicial e a Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar.

Durante o treinamento, receberam orientações sobre primeiros socorros e combate a incêndio. “Nesses dois dias, três profissionais, que tem por missão de vida ajudar ao próximo, conseguiram transformar 11 leigos e expectadores aflitos em ajudantes preparados. Um conhecimento que se leva para o resto da vida”, garante o TSI Julio Cesar Waterkemper Ozol. Para as TJA Izabel Selski de Santana  e Jhenifer Bianca Barboza, o aprendizado será agregado não apenas no ambiente de trabalho, mas em qualquer situação emergencial.

“Curso muito bom, com aprendizado prático, onde aprendemos que o essencial é respirar e manter a calma”, pontua a servidora municipal à disposição da 1a Vara Cível de SBS  Elisangela Huebl. “Mais do que do ponto de vista teórico, do ponto de vista prático, pudemos aprender a combater fogo inicial e realizar procedimentos de salvamento em pessoas em situação de trauma ou acidente”, complementa o TJA Renato Brunetti Cruz.

A TJA da comarca de Rio Negrinho, Aline Fagundes, frisou que o curso lhe trouxe conhecimentos e experiências novas. Para a Assistente Social Izabela Cristina Medeiros, a capacitação proporcionou também momentos de  interação com os colegas de trabalho, o que colabora para o fortalecimento das relaçõe. Já TJA Isa Cristiane Eckel Peyer recomenda o curso para todos que tiverem a oportunidade.

A chefe da Secretaria do Foro, Clarice Liana Probst, também integrante da turma, afirma que após as práticas demonstradas no curso alguns receios quanto aos primeiros socorros ficaram para trás. “Com tanta prática perdi alguns medos. E, além de poder auxiliar aqui no prédio do Fórum, levo para minha vida, para disseminar junto à outras pessoas. Parabenizo os bravos e valorosos bombeiros do estado de Santa Catarina!”, exultou.

A formação no Norte do Estado, contou com carga horária total de 14 horas-aula. Em maio, nos dias  8 e 9, o treinamento acontecerá na comarca de Porto União. Os interessados devem se inscrever na secretaria do foro.

Grupo de Notícias