Geral

Secretaria de Segurança Pública de SC conhece modelo de totens e videomonitoramento escolar da cidade de Cotia em São Paulo

Foto: Divulgação

Sistema de videomonitoramento com 1,3 mil câmeras em todas as escolas. Totens de segurança instalados na rede escolar e principais vias e pontos estratégicos da cidade em comunicação direta com equipes que ficam em uma central de controle operacional.

Desde fevereiro deste ano, a cidade de Cotia, localizada no Estado de São Paulo e com 274,4 mil habitantes, implantou câmeras de monitoramento na rede escolar municipal. As autoridades locais afirmam que os equipamentos de tecnologia estão auxiliando de forma significativa na redução das ocorrências criminais e proporcionado mais segurança.

Para conhecer essa realidade de Cotia e avaliar eventual possibilidade de implantar modelo semelhante em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de SC (SSP-SC) realizou nesta sexta-feira, 8, uma visita técnica ao município de Cotia (SP). A SSP-SC esteve no Centro de Monitoramento das Escolas de Cotia.

“Temos que buscar iniciativas de sucesso, trabalhar com aqueles que estão produzindo acertos. Então descobrimos que Cotia (SP) avançou muito e está trabalhando com um sistema de grande eficácia. Na responsabilidade de cuidar das nossas crianças, viemos aqui conhecer essa solução e avaliar a possibilidade de poder implantá-la no Estado de Santa Catarina, especificamente em relação ao projeto do nosso governador Jorginho Mello, que é o programa Escola Mais Segura”, afirma o secretário de Segurança Pública.

Cada totem de segurança tem cinco câmeras e um botão de emergência com comunicação direta com uma central onde estão, por exemplo, guardas municipais que acompanham a movimentação. Nas escolas, as câmeras contam com detectores de presença que detectam movimentação quando a escola está fechada, o que pode sinalizar, por exemplo, invasões no período da noite ou finais de semana.

O secretário municipal de Educação de Cotia, Luciano Corrêa, ressalta que as escolas da cidade enfrentavam o problema de vandalismo por meio da entrada de pessoas não autorizadas. “A partir da instalação do monitoramento, isso quase zerou e através disso trouxemos um ambiente melhor para as nossas escolas. Nossos professores e funcionários passaram a sentir muito mais seguros. E também trouxe segurança para os pais, que entenderam que era uma ferramenta importante na segurança dos filhos”, garante.

O secretário de Segurança Pública do Município de Cotia, Almir Rodrigues da Rocha, avalia que a instalação dos totens nas vias públicas diminuiu substancialmente as ocorrências e os equipamentos também auxiliam as pessoas nas ruas, além da maior segurança escolar no município gerada pelo videomonitoramento.

Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Grupo de Notícias