Geral

Saiba como conseguir absorventes gratuitos pelo SUS em SC

Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil

 

O programa Farmácia Popular disponibiliza absorventes para população em situação de vulnerabilidade social em mais de 31 mil unidades credenciadas em todo país. Em Santa Catarina, por exemplo, são 1.864 farmácias credenciadas para distribuição do item em 270 municípios. A estimativa do Ministério da Saúde é alcançar cerca de 460 mil pessoas no estado.

Essa distribuição é direcionada aos grupos que vivem abaixo da linha da pobreza e estão matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A população em unidades do sistema prisional também é contemplada.

Para garantir o benefício, as pessoas que se encaixam nos critérios já estabelecidos precisarão apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização na farmácia credenciada. Essa autorização será emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’– a nova versão do Conecte SUS já disponível para download.

O portal do Ministério da Saúde disponibiliza a opção para fazer o download do aplicativo ‘Meu SUS Digital’. As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.

Segundo o Ministério da Saúde, a pauta de equidade de gênero e acesso aos absorventes, em combate às desigualdades causadas pela pobreza menstrual, tem sido tratado como prioridade desde o início da gestão do governo Lula.

Grupo de Notícias