Geral

Rio contaminado pode ter causado morte de peixes em cidade do Norte de SC

Um rio contaminado por agrotóxico pode ter causado a morte de peixes em Corupá, no Norte de Santa Catarina. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7) pelo município, após fiscais ambientais realizarem uma vistoria no rio Paulo Grande.

Segundo a prefeitura da cidade, o derramamento de agrotóxico é a principal suspeita da causa da morte de diversos peixes no afluente. Equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Defesa Civil percorreram toda a extensão do rio para verificar o que pode ter ocorrido.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Defesa Civil, Veríssimo Garcia, chamou a atenção para que produtores tenham prudência ao usar agrotóxicos e evitem que o produto atinja rios e mananciais.

“É preciso muita atenção, porque essa água que corta o nosso município, segue em direção a Jaraguá do Sul, onde há captação para o sistema de abastecimento à população”, afirma.

Rio contaminado coloca em risco a população

Outro ponto levantado pelo titular da pasta é o perigo do contato da população com a água contaminada, já que muitas pessoas procuram os rios da cidade durante os dias de calor intenso.

“Imagina você ou alguém tomando banho no rio e tiver contato com algum tipo de agrotóxico. É algo delicado e preocupante”, alertou o secretário.

De acordo com o município, apesar da constatação de material poluente no rio contaminado, não foi possível identificar os possíveis responsáveis pela contaminação, já que há muitos moradores no trecho afetado.

Quanto à poluição do Rio Paulo Grande, embora tenha constatado que foi causada por material poluente, não foi possível identificar os responsáveis, uma vez que ao longo do trecho afetado, há diversos moradores.

Fonte/NDmais

 

Grupo de Notícias