Política

Projeto de lei prevê restrições ao uso do celular nas escolas de Santa Catarina. Qual sua opinião?

 

Uma proposta em análise na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) busca disciplinar a utilização do celular nas escolas do Estado. O projeto da deputada estadual Paulinha (Podemos) prevê a permissão do eletrônico após a última aula e quando houver autorização expressa do professor regente para fins pedagógicos, como pesquisas, leituras e acesso ao material escolar.

A regra seria flexibilizada em casos de necessidade do estudante por deficiência ou saúde, além de outras situações expressas pela gestão escolar. Em entrevista à CBN Floripa, a deputada estadual explicou os motivos que levaram a criação do projeto de lei.

— Após a visita que fizemos nos Estados Unidos e também com notícias de escolas brasileiras que já proíbem o uso do telefone celular não apenas na sala de aula, mas durante todo o ambiente de convívio social da criança, na hora do recreio, nos intervalos, a gente propôs esse debate pelas nossas redes sociais e a maioria esmagadora de pais e mães se manifesta favorável à medida — afirmou a deputada.

O projeto de lei vai tramitar, primeiramente, na Comissão de Constituição e Justiça, que aguarda nesse momento a tramitação que deve ser sugerida pelo deputado estadual Camilo Martins (Podemos). Nos próximos dias, ele vai indicar um relator e em seguida o projeto de lei vai para a discussão na Comissão de Educação, que é presidida pela deputada Luciane Carminati (PT), que também deverá indicar um relator para fazer a avaliação da matéria.

Para a deputada Paulinha, o projeto de lei deve ser aprovado ainda em 2024.

— A nossa expectativa é que nós tenhamos esse projeto à disposição do plenário para avaliação de todos os deputados, mais tardar até o meio do ano, até junho, julho — completou.​

 

Grupo de Notícias