Saúde

PREOCUPANTE: Campanha de vacinação contra a poliomielite em Itaiópolis tem adesão abaixo da meta.

 

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 27 de maio e vai até 14 de junho, com a meta de imunizar no mínimo 95% do público-alvo, que são cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos de idade. No entanto, em Itaiópolis, a adesão ainda está baixa, atingindo apenas 53,73% do grupo prioritário.

Segundo Elen da Vigilância Epidemiológica de Itaiópolis, é fundamental aumentar os números de vacinação para evitar o retorno da doença, que está erradicada no Brasil desde 1994. O certificado de eliminação da poliomielite foi concedido ao país nesse ano, mas enquanto a doença não for erradicada mundialmente, existe o risco de casos importados fazerem o vírus circular novamente.

No planalto norte catarinense, Irineópolis lidera o ranking de adesão, com 90,24% de cobertura, enquanto Major Vieira está em último lugar, com apenas 37,68% de adesão. Papanduva também apresenta baixa cobertura, ficando em penúltimo lugar com 44,55%.

 

É importante ressaltar que a vacina contra a poliomielite está disponível em todas as Unidades de Saúde de Itaiópolis e é totalmente gratuita. A equipe de imunização do município está empenhada em levar a vacinação a todos os cantos da cidade, garantindo a proteção das crianças contra essa doença grave. Não deixe de vacinar seu filho, vacinas salvam vidas.

 

Por Demais FM

 

 

 

Grupo de Notícias