Saúde

Paciente solicita apoio da Demais FM para intermediar concerto de cadeira odontológica no ESF Lucena, em Itaiópolis.

Foto ilustrativa

 

Um paciente do ESF Lucena, em Itaiópolis, procurou a Demais FM para pedir auxílio na mediação de um problema que já dura mais de 90 dias: a cadeira odontológica da unidade permanece quebrada e fora de uso, impactando diretamente os atendimentos de saúde bucal. A falta do equipamento tem gerado frustração e desconforto para os usuários, que esperam uma solução rápida para a situação.

Em resposta ao pedido de esclarecimento, a secretária de Saúde de Itaiópolis, Marlete Arbigaus, enviou uma nota à Demais FM explicando os passos que foram dados até agora para solucionar o problema. Segundo a secretaria, no dia 28 de julho foi realizada a compra de novos consultórios odontológicos para as unidades do ESF Lucena e ESF Central, através de um processo conduzido pelo consórcio CINCATARINA.

A entrega dos consultórios odontológicos foi feita em 1º de setembro, mas a instalação dos equipamentos ainda não foi concluída devido a um problema com o processo licitatório. Arbigaus esclareceu que, ao entrar em contato com o setor jurídico, constatou-se que o contrato de licitação não incluía a instalação dos novos equipamentos, sendo necessária uma nova contratação por compra direta para esse serviço.

Com a realização dos orçamentos e trâmites necessários, a instalação da cadeira odontológica está programada para o dia 15 de outubro de 2024 no ESF Lucena. Marlete Arbigaus destacou que a decisão de adquirir novos consultórios odontológicos foi tomada devido aos constantes problemas enfrentados com os equipamentos antigos, que necessitavam de manutenção frequente e cujos reparos eram dificultados pela distância da empresa responsável, localizada em outro estado.

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que todos os processos públicos precisam seguir etapas específicas, e que a solução para o problema está em andamento, buscando atender as necessidades dos usuários do ESF Lucena com maior eficiência.

Confira Nota da Secretaria da Saude na integra.

Por Demais FM.

Grupo de Notícias