O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou a plataforma “Mapa do Feminicídio”, uma ferramenta inédita que reúne dados detalhados sobre assassinatos de mulheres no estado. A novidade foi apresentada nesta segunda-feira (30) durante a 8ª edição da Coletiva ACAERT, evento que busca combater a violência contra a mulher.
Plataforma inovadora e dados detalhados
Disponível no site do MPSC, a ferramenta permite o acompanhamento de números, índices e outras informações relevantes sobre os casos de feminicídio. Entre os dados apresentados, o levantamento mostra 69 casos em 2020, 65 em 2021, 74 em 2022, 71 em 2023 e 55 casos registrados até o momento em 2024. A taxa de feminicídios variou de 1,81 em 2020 para 1,35 em 2024, revelando oscilações ao longo do período. A plataforma conta ainda com mapas interativos que permitem a visualização das ocorrências por regiões, comarcas e municípios.
Transparência e combate à violência
O objetivo da iniciativa é ampliar a transparência e auxiliar na formulação de políticas públicas mais eficazes. O lançamento ocorreu durante a coletiva mediada pelo repórter Kadu Reis, da ACAERT, e contou com a presença da procuradora-geral de Justiça, Vanessa Cavallazzi, e de outros especialistas do MPSC. O evento reuniu mais de 20 repórteres e teve mais de 135 espectadores simultâneos na transmissão ao vivo, reforçando a importância da informação qualificada no enfrentamento à violência de gênero.
Por: Demais FM / Com informações de Rede de Notícias ACAERT
