Segurança

Motorista foge após abandona veículo com 39 galões de “Paraquat sigma” e foge a pé no Planalto Norte Catarinense

 

Trata-se de ocorrência de Contrabando, onde a guarnição em patrulhamento pela Rodovia SC477, deparou-se com um veículo caminhonete GM/Blazer, o qual foi dado ordem de parada obrigatória, mas o veículo seguiu em fuga, o veículo transitou pela BR280 e entrou em uma via secundária (estrada de chão), o condutor abandonou o veículo, onde resultou na apreensão de 39 galões de 20 litros cada do agrotóxico Paraquat Sigma, produto contrabandeado da Argentina e cuja comercialização é proibida no Brasil devido ao altíssimo teor de toxicidade.

O Paraquat (dicloreto de 1,1′- dimetil – 4,4′- bipiridínio), comercialmente conhecido como Gramoxone® e disponível em solução a 20%, é um herbicida de contacto que, pelo baixo preço, grande eficácia e ausência de efeito poluente para os solos, é largamente utilizado1,2 porém pode resultar em toxicidade agudamente grave para todos os órgãos e resultar em morte dentro de 24 horas após a ingestão, não existindo antídoto eficaz. O banimento do produto no Brasil foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2017. O herbicida amplamente também é conhecido por aumentar o risco da doença de Parkinson, entre outros problemas graves à saúde humana.

A carga estava acondicionada em um veículo GM/BLAZER de cor branca do município de Joinville, cujo condutor, empreendeu fuga, abandonando o veículo após alguns quilômetros de acompanhamento pela guarnição e seguindo em fuga a pé para área de mata, não sendo mais localizado.

O veículo e toda a mercadoria, 39 galões de de agrotóxico apreendidos, foram encaminhados à Receita Federal para os demais procedimentos legais.

 

 

Por Demais FM

 

Grupo de Notícias