Segurança

Fumicultor perde 1000kg de fumo durante incêndio em estufa no Planalto Norte

Por volta das 09h53, desta segunda-feira, 22, a guarnição da viatura ABTR-202 (Auto Bomba Tanque Resgate), foi acionada via COBOM (Centro de Operações Bombeiro Militar), para atendimento de incêndio em estufa de fumo na Estrada Geral da Localidade de Rio da Areia de Cima, Bela Vista do Toldo -SC distancia aproximada de 34 km do quartel.

Chegando no local, o proprietário relatou que estava efetuando a colheita de tabaco próximo do sinistro quando visualizou que havia grande quantidade de fumaça que vinha próximo a sua residência, momento esse em que resolveu observar de mais perto a sua residência e observou a estufa de sua propriedade totalmente tomado pelas chamas.

De imediato efetuou contato via 193 solicitando atendimento, logo após tentou efetuar o combate às chamas com o uso de mangueira de jardim e ajuda de familiares e vizinhos, porém sem sucesso. No momento em que a guarnição chegou no local, o incêndio já encontrava se na sua fase de diminuição em uma das estufas de fumo (com 36m2), 1000 kg de tabaco em processo final de secagem (perda total).

Quando a guarnição do ABTR-202 chegou no local da ocorrência, foi solicitado apoio ao COBOM para viatura AR-83 (Três Barras), chovia muito no momento. No local também possuía outras edificações sendo elas: uma estufa medindo aproximadamente 46m2 que também encontravam se em processo de secagem de folha, um barracão para armazenagem de tabaco seco (48m2) e em seu interior cerca de 7000 (sete mil) kg de fumo já acabado e armazenado, residência unifamiliar próximo a área sinistrada (40 metros de distância). Após a chegada da viatura AR-83 foi feito o rescaldo e resfriamento da estrutura. Para o combate e rescaldo foram utilizados aproximadamente 400  (quatrocentos) litros de água, num tempo total de aproximadamente 01h30.

A estufa de fumo elétrica sinistrada possuía uma área de 36m².

Bens salvos: Estufa de secagem de tabaco de aproximadamente 48m2, com mais de 1200 kg de tabaco em fase de secagem, barracão de armazenagem 48m² com 7000kg de tabaco já acabados, residência unifamiliar de aproximadamente 90m2, maquina e implementos agrícolas diversos. Após o local seguro, o proprietário foi orientado quanto aos procedimentos e a guarnição retornou ao quartel.

Não houve vítimas, apenas danos materiais.

Grupo de Notícias