Foi aberta no dia 14 de maio a exposição fotográfica “Pouso Redondo Sob o Olhar Delas”, no Clube de Convivência do Idoso. O evento contou com a presença das mulheres homenageadas, seus familiares e amigos, em uma celebração emocionante das histórias de vida dessas moradoras.
O projeto, idealizado e realizado pela agente cultural Eliane de Campos, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pouso Redondo. A iniciativa dá visibilidade a 15 mulheres com mais de 70 anos, todas nascidas e residentes no município. “Busquei perfis de mulheres comuns, do campo, donas de casa, pequenas empreendedoras, mulheres engajadas na comunidade, que carregam consigo histórias ricas e inspiradoras. Temos a história de Pouso Redondo bem documentada em livros e registros oficiais, mas o que eu buscava era algo diferente: ouvir histórias de vida sob o olhar das mulheres. Queria conhecer o passado a partir das suas vivências, não apenas por meio de datas e dados biográficos. Por isso, elas ficaram à vontade para compartilhar o que quisessem, aquilo que sentiam e vivenciaram, do jeito que preferissem contar”, completa Eliane.
A exposição permaneceu aberta à visitação no Clube de Convivência até o dia 16 de maio, recebendo escolas e a comunidade em geral. De 19 a 23 de maio de 2025, a exposição está no hall de entrada da agência do Banco do Brasil de Pouso Redondo.
A exposição conta com recursos de acessibilidade: todas as fotografias apresentam audiodescrição, tecnologia que permite a inclusão de pessoas cegas, com baixa visão, dislexia e também de pessoas idosas, facilitando a compreensão e a apreciação das obras por um público mais amplo.
Com registros sensíveis e entrevistas realizadas pela proponente do projeto, a exposição retrata a força e a sabedoria de mulheres que ajudaram a construir a história de Pouso Redondo, sendo um convite à reflexão sobre memória, identidade e reconhecimento.
❓O que?
Exposição fotográfica “Pouso Redondo Sob o Olhar Delas”, de Eliane de Campos.
📸Onde e quando visitar?
De 19 a 23 de maio de 2025, no hall de entrada da agência do Banco do Brasil de Pouso Redondo.
💡Mais informações através das redes sociais:
@edc_campos
📸Sobre a autora da exposição:
Eliane de Campos nasceu e reside em Pouso Redondo – SC. Possui graduação em Letras (Português, Inglês e Espanhol).Trabalhou como professora e como coordenadora pedagógica. Participou como coordenadora de saraus, declamações de poemas, oratórias e apresentações culturais na E.E.B. Prof. Anair Margarida Voltolini em Pouso Redondo.
Entre 2021 e 2023 participou como fotógrafa de projetos contemplados pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura em Rio do Sul. Em 2024 foi proponente de oficina de escrita (cordel e cartas) pela PNAB em Pouso Redondo.
É membro efetivo da Academia de Letras do Brasil- Seccional Pouso Redondo e também da Academia Catarinense de Cordel com sede em São Francisco do Sul.
Tem poemas publicados na II Coletânea de Travessias, na Coletânea de Poemas de Cordel (Universo Feminino) e na Coletânea de Sonetos Hendecassílabos ( No galope da Poesia), obras publicadas pela ACC ( Academia Catarinense de Cordel).



