Geral

Ex-secretário de Ibirama preso na Operação Mensageiro faz delação e terá que devolver dinheiro

O ex-secretário de Administração e Finanças de Ibirama, Fábio Fusinato, preso na 4ª fase da Operação Mensageiro, firmou um termo de delação premiada com o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Os detalhes foram divulgados pelo portal ND Mais nesta terça-feira (16).

O ex-secretário e o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo (MDB), se tornaram réus na operação que apura esquema de corrupção de contratos de coleta de lixo em 27 de julho, em decisão tomada pela 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em 28 de setembro de 2023, a prisão preventiva do ex-secretário foi revogada pela Justiça e Fábio responde o processo em liberdade.

Entre os detalhes da delação premiada, homologada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Fábio Luiz Fusinato firmou acordo de colaboração premiada em que se comprometeu a devolver o valor de R$115.449,68 ao município de Ibirama. O dinheiro, ainda conforme o documento, seria lucro ilícito, consistentes em fraudes a licitação e corrupção passiva.

O documento ainda revela que Fábio “afirmou seu propósito em encerrar de vez a sua participação nos crimes apurados, confirmando a sua prática e a dinâmica delituosa, com a revelação da estrutura hierárquica e dos integrantes da organização criminosa”. Além disso, o ex-secretário, no depoimento que prestou no âmbito da colaboração premiada, reiterou a confissão espontânea que havia prestado em seu interrogatório judicial, ocorrido em 27 de setembro de 2023.

“Fábio noticiou e trouxe elementos de corroboração de novos crimes cometidos não exclusivamente somente por ele, mas também em conjunto com outros agentes públicos, em típica atividade habitual lesiva aos cofres públicos em benefício próprio, ou seja, dos gestores municipais, justamente quem tinha como missão zelar pelo bem público”, aponta o documento da delação premiada.

ND Mais
Grupo de Notícias