Geral

Defesa Civil anuncia radar que pode prever catástrofes em SC

(Foto: Defesa Civil/Divulgação)

 

O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt, anunciou nesta quarta-feira (19) a construção de um radar meteorológico na Grande Florianópolis. O equipamento visa aprimorar a previsão de chuvas e eventos climáticos extremos, fortalecendo a segurança da população e o planejamento das autoridades.

Segundo Hildebrandt, o projeto já está em andamento, mas deve levar de dois a três anos para ser concluído. A iniciativa faz parte dos esforços do governo de Jorginho Mello para aumentar a previsibilidade dos fenômenos meteorológicos e capacitar os municípios para agir em situações de risco. Entre as ações em andamento estão seminários para prefeitos e agentes da Defesa Civil, além da distribuição de kits técnicos para resposta a desastres.

Seca afeta municípios catarinenses

O secretário também alertou para a estiagem que afeta o estado, com seis municípios já tendo decretado emergência. A Defesa Civil está atuando no fornecimento de assistência humanitária, especialmente para as áreas rurais, que sofrem os maiores impactos. Além disso, Hildebrandt reforçou que as obras das barragens seguem como prioridade do governo para garantir maior segurança hídrica em Santa Catarina.

Demais News, com informações do Portal SCC 10

Grupo de Notícias