Geral

Creche em Balneário Camboriú tem aulas suspensas após surto de sarna

Uma creche em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, teve aulas suspensas nesta segunda-feira (10) após um surto de sarna. Segundo a prefeitura, 10 casos foram identificados entre alunos e funcionários da unidade só na última semana. Outras sete ocorrências são investigadas.

As atividades no Núcleo de Educação Infantil Sementes do Amanhã, conforme o município, serão retomadas na quarta-feira (12). O local passa por higienização e dedetização.

A sarna humana, também conhecida como escabiose, é uma infestação causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que provoca coceira intensa na pele.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), “dois ou mais casos de doença que não costuma ocorrer no local, com relação temporal e espacial entre si, já pode ser considerado um surto”. Segundo a prefeitura, os casos foram confirmados em sete alunos e três funcionários.

Limpeza
Por orientação da Secretaria de Saúde, segundo a prefeitura, auxiliares de limpeza do município e de uma empresa terceirizada fazem a higienização e dedetização da creche.

As ações começaram ainda na sexta-feira (7) com a retirada de roupas de cama e móveis. Demais funcionários do núcleo foram dispensados e retornarão às atividades juntos com os alunos.

Na terça-feira (11), uma equipe da Vigilância Sanitária irá até o local para vistoriar e garantir o retorno seguro das aulas. Uma enfermeira da Secretaria de Saúde também está orientando os profissionais da educação sobre a doença e sua prevenção, informou a prefeitura.

A doença
O que é: a sarna humana é uma doença contagiosa causada por um tipo de ácaro. Ela causa coceira pelo corpo e pode provocar infecção na pele.
A transmissão: a transmissão de pessoa para pessoa ocorre facilmente, principalmente em ambientes fechados.
O tratamento: o tratamento consiste em passar pomadas, loções ou sabonetes, além do uso de remédio e de esterilizar roupas.

À EPTV1, o médico dermatologista Sérgio Delort disse que é importante identificar os primeiros sinais da sarna, que se caracteriza principalmente por uma coceira noturna.

As áreas de dobra do corpo, como axila, virilha, abdome inferior e coxa são as mais características do acometimento da escabiose, conforme o especialista.

“Nos homens é a região genital e nas mulheres a auréola mamária. Então, então coceira noturna nesses lugares já pensar em sarna, principalmente se tiver mais do que um membro da família com pruído. Nas crianças esse pruído pode ser mais generalizado acometendo até o rosto”, disse.

Fonte/G1SC

Grupo de Notícias