Geral

Constantes faltas d’água em Itaiópolis. Mesmo com atrasos, algumas obras deram início. Entenda;

 

Em 17 de janeiro, questionamos a CASAN sobre as constantes faltas de água em Itaiópolis. Na ocasião, entre 1º de dezembro de 2023 até (17/01/2024), tivemos 12 episódios de falta de água na cidade. Motivos os mais diversos. Vazamentos com dificuldades de solucionar (encontrar), rompimento de rede, reservatórios que secaram, falta de energia elétrica e limpeza e higienização de reservatórios. Após isso, aguardamos os prazos informados.

Demais FM: Sobre a falta d’água em episódios de falta de energia elétrica, perguntamos: quais medidas estão sendo tomadas para solucionar problemas com abastecimento e/ou captação quando acontecem faltas de energia elétrica? A CASAN dispõe de gerador de energia para evitar problemas quando acontece falta de energia elétrica por situações adversas?

A CASAN não respondeu esse questionamento. Voltamos a questionar três dias depois, não obtivemos respostas. Ainda no intuito de buscar a informação e de contribuir em um debate para melhorias no abastecimento da cidade, reforçamos nossa pergunta sobre um gerador para dar continuidade ao abastecimento/captação em casos de falta de energia elétrica, não fomos atendidos com a resposta. Mas temos a informação de que não possui gerador elétrico para não ser prejudicado o abastecimento por falta de energia elétrica. Fato esse, que após quedas de energia por longo período, na sequência vem a falta de água na cidade.

Demais FM: Em relação aos reservatórios que estão instalados na cidade de Itaiópolis (Bairros Bom Jesus e centro) desde 2022/2023, recebemos informações de que os mesmos seguem desativados. Então, perguntamos. Se sim, realmente, por que seguem desativados? E qual a previsão para que eles entrem em funcionamento e exerçam a função a qual é para os tais?

A CASAN nos respondeu que o reservatório de 300 m³ no Bairro Bom Jesus entraria em operação no fim de março de 2024, quando estaria programada a montagem de equipamentos hidráulicos para a interligação. Porém, hoje (15/04/2024), passados 15 dias do prazo estipulado pela CASAN, e não estando em funcionamento ainda, voltamos a questionar sobre o não funcionamento e qual o motivo pelo não cumprimento.

A CASAN nos respondeu novamente que o reservatório está em processo de interligação (fotos abaixo). A interligação é um processo que envolve testes e assentamento de redes, previsto para finalizar em maio. O cronograma está sujeito às mudanças de tempo. A CASAN informa que o reservatório das fotos abaixo é o do bairro Centro, que é o chamado reservatório pulmão que alimenta os demais. O reservatório do Bom Jesus será interligado após finalizar a interligação do reservatório central.

Demais FM: Perguntamos sobre a captação de água para o abastecimento da cidade de Itaiópolis, se é única e exclusiva do Rio São Lourenço?  Se existem estudos ou previsões de captações de outras fontes, se sim, quais?

A CASAN nos respondeu que existem estudos a respeito da nova captação no Rio Negrinho, a Companhia informa que ela está ainda em fase de projeto, com terrenos que precisam ser adquiridos para nova captação e nova Estação de Tratamento. A previsão de início da obra é o primeiro semestre de 2025, com conclusão em 19 meses.

Alguns fatos nos chamam atenção. A limitação da Companhia em responder nosso questionamento e se posicionar sobre o gerador de energia elétrica para casos de falta de energia elétrica. O atraso no cumprimento do término da execução das obras dos reservatórios supracitados acima, alegando condições do tempo, sendo que na sua grande maioria entre 17 de janeiro (data em que buscamos informações) até final de março (prazo prometido para entrar em funcionamento os reservatórios), tivemos tempo firme com muito calor e muito pouco e/ou quase nada de dias de precipitações conforme alegado. A Demais FM continuará acompanhando o desenrolar dessa situação.

 

Por Demais FM.

 

 

Grupo de Notícias