Segurança

Comerciante do planalto norte retinha cartões de previdência e Bolsa Família de “clientes”. Entenda.

 

Na tarde da última terça-feira, 9, equipes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas e da Polícia Militar de Bela Vista do Toldo cumpriram um mandado de busca e apreensão no interior do município.

As investigações foram iniciadas após a notícia de fatos criminosos tipificados no Código Penal e Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Segundo o delegado à frente da DIC de Canoinhas, Darci Nadal Junior, o acusado vendia mercadorias em uma mercearia na localidade de Rio Bonito, interior de Bela Vista do Toldo, e retinha os cartões de benefícios como Previdência e Bolsa Família que pertenciam às vítimas.

“Eles ficavam com estes documentos e no dia de receber o benefício, esses comerciantes iam até a casa das vítimas e levavam eles até o banco para fazer o saque para eles”, conta o delegado.

Na casa do investigado, além dos documentos de terceiros, foram encontrados uma espingarda, um revólver municiado e munições de calibre distintos.

Os objetos foram apreendidos e o suspeito será intimado para ser submetido a interrogatório policial, uma vez que não estava na casa no momento das buscas.

O artigo 71 do CDC diz que é passível de punição “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”.

 

Jmais

Grupo de Notícias