Saúde

Cobertura vacinal da gripe atinge pouco mais da metade da população de grupos prioritários em Itaiópolis. Papanduva chegou a 42,40%.

 

A cobertura vacinal contra a gripe nos municípios do Planalto Norte Catarinense tem apresentado diferentes índices de adesão por parte dos grupos prioritários. Segundo dados divulgados pela Dive da Secretaria da Saúde de Santa Catarina, Irineópolis se destacou com a maior taxa de cobertura vacinal, alcançando 89,58%. Já em Itaiópolis, a adesão foi de 52,40%, enquanto Papanduva e Mafra registraram 42,40% e 47,54%, respectivamente.

No estado de Santa Catarina como um todo, a adesão foi de 44,28%, ficando abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 90%. Apesar disso, os índices foram superiores aos registrados em outros estados, como Piauí (46,18%), Paraíba (45,58%) e Alagoas (44,75%).

Os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe incluem gestantes, puérperas, crianças, idosos e povos indígenas em terras indígenas. Segundo a Dive, a adesão foi mais baixa entre as puérperas, com apenas 24% de cobertura. Em seguida, foram registradas as seguintes adesões: gestantes (29%), crianças até 5 anos (37%), idosos (48%) e povos indígenas (54%).

Entre os municípios do Planalto Norte com menores taxas de adesão, Major Vieira se destacou com apenas 36,69% de cobertura vacinal. Irineópolis, por outro lado, foi o destaque positivo, com 89,58% de adesão. A Secretaria da Saúde de Itaiópolis realizou diversas ações de incentivo à comunidade, como roteiros específicos para vacinação, horários ampliados de atendimento nas ESFs e ampla divulgação nas redes sociais.

É importante ressaltar que a população ainda pode se imunizar procurando qualquer unidade de saúde do município de Itaiópolis para garantir a proteção contra a gripe.

 

Por Demais FM

 

 

Grupo de Notícias