Segurança

Bebê de 1 ano tem 30% do corpo queimado após acidente com chaleira no Planalto Norte

Um bebê de 1 ano e 4 meses ficou com 30% do corpo queimado após sofrer um acidente doméstico com uma chaleira elétrica. O caso aconteceu em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, durante a manhã desta quarta-feira (24).

A mãe contou aos bombeiros militares que o acidente aconteceu quando puxou o cabo da chaleira elétrica, momento em que a água fervente caiu sobre ele. Após o ocorrido, ela acionou os socorristas e amparou a criança até a chegada dos bombeiros.

No local, a equipe fez os primeiros socorros do bebê. Ele teve 30% do corpo queimado, tendo sido atingido no rosto, pescoço, todo o braço esquerdo e região abdominal. Os bombeiros avaliaram que, em todas as regiões, as queimaduras foram de segundo grau.

Após a realização dos procedimentos padrões de primeiros socorros, a vítima foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas para avaliação médica.

Quais são os graus das queimaduras

De acordo com o Hospital Albert Einstein, as queimaduras podem ser divididas em três graus, sendo o primeiro mais leve e o terceiro, o pior.

O 1º grau atinge somente a cada superficial da pele, causando vermelhidão, pequeno inchaço e dor no local. Já no 2º grau, a queimadura atinge a segunda camada da pele, fazendo com que bolhas surjam e dor mais acentuada.

O 3º grau é considerado o mais grave, pois além da pele, atinge músculos e ossos. Há morte do tecido, causando necrose da pele, com ferimento de cor esbranquiçada e escura. Não há dor, já que a queimadura fere todas as terminações nervosas.

O que fazer se tiver o corpo queimado
Conforme o Hospital Albert Einstein, caso a queimadura seja causada por objetos ou líquidos quentes, fogo ou vapor, o indicado é esfriar a área com água fria. Porém, não é recomendado o uso de gelo, pois o mesmo pode agravar a queimadura. Também pode ser colocado um pano limpo sobre a área atingida.

Em casos de queimaduras, a região afetada costuma inchar, por isso, recomenda-se que anéis, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas sejam removidos antes que a área atingida comece a inchar.

Grupo de Notícias