Geral

Afastamento de vórtice ciclônico espanta mau tempo e deixa temperaturas altas em SC

O tempo nesta segunda-feira (29) é marcado pelo predomínio de sol no Extremo-Oeste e Oeste, e com sol e variação de nuvens nas outras regiões de Santa Catarina. Essa condição, conforme a Defesa Civil, está relacionada ao afastamento do vórtice ciclônico que estava provocando chuvas e temporais no Estado.

Além disso, na parte da tarde, a nebulosidade aumenta em todas as regiões e ocorrem pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí. A Defesa Civil alerta que, por causa do encharcamento do solo nas áreas litorâneas, há risco para deslizamentos.

As temperaturas mínimas variam entre 8°C e 15°C no Meio-Oeste, planaltos, Alto Vale e na Grande Florianópolis Serrana e oscilam entre 15°C e 20°C nas outras áreas. À tarde, as máximas marcam entre 22°C e 28°C entre os planaltos e variam entre 25°C e 32°C no restante do Estado.

Terça-feira com predomínio de sol após o afastamento do vórtice ciclônico
Devido à influência de uma área de baixa pressão, as instabilidades diminuem em Santa Catarina nesta terça-feira (30). Com isso, a Defesa Civil aponta que o dia contará com predomínio de sol em todas as regiões.

Há também a previsão de temperaturas máximas na casa dos 33°C em boa parte das regiões catarinenses.

Contudo, a Defesa Civil informa que, entre a tarde e à noite, a oferta de calor e umidade fornece condições para a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados do Meio-Oeste ao Litoral.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 8°C e 15°C no Planalto Sul e nas áreas mais elevadas do Planalto Norte e do Meio-Oeste, além de oscilar entre 16°C e 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas marcam entre 21°C e 26°C no Planalto Sul e variam entre 26°C e 33°C nas outras regiões.

Área de alta pressão deixa a quarta-feira com predomínio de sol e poucas nuvens

A quarta-feira (31) segue sob a influência da área de alta pressão em Santa Catarina. Essa condição deixa o dia com variação de nuvens no Litoral e em áreas próximas e com predomínio de sol e poucas nuvens nas demais áreas.

Entre a tarde e a noite, novamente há condições para pancadas de chuva e temporais isolados na metade leste do Estado, principalmente no nordeste catarinense, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. O vento sopra fraco em todas as regiões de direções variadas.

Temperaturas podem chegar aos 35°C em Santa Catarina

As temperaturas mínimas variam entre 11°C e 16°C nos pontos mais altos da Serra e do Meio-Oeste e marcam entre 16°C e 22°C no restante do Estado. As máximas oscilam entre 29°C e 31°C no Planalto Sul e no Litoral Sul e variam entre 31°C e 35°C no restante de Santa Catarina.

Retorno das chuvas em Santa Catarina

Entre a quinta-feira (1º) e a sexta-feira (2), segue a condição para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite no Leste do Estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. No Grande Oeste o sol predomina entre poucas nuvens.

As temperaturas seguem altas durante as tardes, chegando aos 36°C em alguns pontos do Extremo-Oeste.

Grupo de Notícias