Geral Segurança

Após verter pela primeira vez na história, comporta de barragem em José Boiteux é aberta

 

Uma das duas comportas da Barragem Norte, em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, foi aberta neste domingo (15). A abertura acontece após a barragem verter pela primeira vez na história na noite de sexta-feira (13).

Chamada de Barragem Norte, as comportas foram fechadas há uma semana, em meio às fortes chuvas que atingiram Santa Catarina e afetaram diversos municípios da região, principalmente o Alto Vale.

Segundo a Defesa Civil do Estado, a abertura das comportas não apresenta perigo aos municípios pelo qual o rio Itajaí-Açu percorre, nas regiões do Médio e Baixo Vale.

O órgão explicou que a comporta foi “aberta pelo protocolo, já que o nível do rio em Blumenau ficou abaixo de 7m e não havia previsão de chuvas volumosas nas próximas 24 horas”.

Na última leitura da Defesa Civil às 18h deste domingo (15),  a capacidade da Barragem Norte estava em 97,75%.

Polícia esteve presente para abertura da comporta

A polícia esteve presente para a abertura gradual das comportas da Barragem Norte e desta vez, não foram registrados conflitos com os indígenas.

No sábado (14), o governador do Estado, Jorginho Mello, comunicou que uma equipe foi encaminhada para José Boiteux para negociar a abertura, sendo representantes da Funai, Coronel Armando, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, e a Polícia Federal.

 

 

POR: REDAÇÃO ND, BLUMENAU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias