Mesmo com aumento no número de desocupados no primeiro trimestre de 2026, Santa Catarina manteve a menor taxa de desemprego do Brasil, segundo dados divulgados pelo IBGE por meio da PNAD Contínua.
Estado segue na liderança nacional
A taxa de desocupação em Santa Catarina ficou em 2,7% entre janeiro e março deste ano. O índice ainda coloca o estado na primeira posição do ranking nacional, mesmo após alta em relação ao trimestre anterior, quando estava em 2,2%.
No período, o número de pessoas desocupadas aumentou em 27 mil.
Maior nível de ocupação do país
Além do baixo desemprego, Santa Catarina também passou a liderar o país no nível de ocupação. Segundo o IBGE, 66,4% da população em idade de trabalhar estava empregada.
Isso representa 4,51 milhões de pessoas ocupadas, superando Mato Grosso no indicador.
Informalidade segue em queda
Outro ponto de destaque é a informalidade. Santa Catarina registrou 25,4% de trabalhadores nessa condição, a menor taxa do Brasil.
O número caiu em 10 mil pessoas no trimestre, reforçando o avanço do emprego formal no estado.
Carteira assinada e renda sobem
O levantamento mostra ainda que 2,22 milhões de catarinenses trabalham com carteira assinada no setor privado, o que representa 86,7% dos empregados dessa área, o maior percentual do país.
A renda média mensal também avançou e chegou a R$ 4.298. O valor mantém Santa Catarina entre os estados com maior salário médio do Brasil.
Entre os setores que ajudaram a puxar a ocupação estão outros serviços, alojamento e alimentação e a indústria geral. O comércio, por outro lado, teve queda de 40 mil vagas no período.
Por: Demais FM / Com informações do IBGE
