Geral

Sem consenso, negociação do preço do tabaco avança de forma muito lenta

Creditos no texto.

A Comissão Representativa dos Fumicultores se reuniu nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, com representantes das empresas Alliance One, CTA e JTI para dar continuidade às negociações sobre o reajuste da tabela de preços mínimos do tabaco para a safra 2025/2026. Apesar da retomada do diálogo e da disposição das companhias em seguir negociando, as propostas apresentadas não atenderam às expectativas da comissão, resultando na não assinatura de protocolo.

De acordo com a comissão, as avaliações seguem fundamentadas em critérios técnicos, especialmente no custo de produção apurado, além do histórico recente das negociações, que em outros momentos possibilitaram avanços acima dos custos levantados. Segundo os representantes dos produtores, esse histórico demonstra que é possível chegar a um entendimento sem abrir mão da referência técnica, desde que as empresas apresentem propostas compatíveis com a apuração conjunta dos custos e respeitem os fundamentos do Sistema Integrado de Produção.

Ainda conforme a comissão, no caso da JTI houve avanço nesta segunda rodada de negociações. “Esperamos que estejamos próximos de um consenso”, destacou a representação dos fumicultores.

A postura das três empresas ao longo do dia também foi ressaltada pela comissão, que avaliou de forma positiva a participação e a disposição ao diálogo. Mesmo sem a formalização de um acordo, os encontros foram considerados importantes para manter os canais de negociação abertos e preservar a lógica do Sistema Integrado, com foco na busca de conciliação em relação ao preço do tabaco.

A representação dos produtores reforçou o alinhamento entre as entidades em defesa do interesse do fumicultor e da estabilidade da cadeia produtiva. “Não fechamos o diálogo com as empresas e aguardamos que, pelo fortalecimento do sistema integrado de produção, ainda sejam possíveis ajustes nas tabelas de preços mínimos do tabaco”, afirmou a comissão. Uma nova rodada de reuniões está sendo agendada para sexta-feira, dia 13 de fevereiro, com a confirmação da presença das empresas JTI e BAT.

A Comissão Representativa dos Produtores de Tabaco é formada pela Afubra, pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e pelas Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Texto e foto: Jornalista Luciana Jost Radtke / D+ News

Grupo de Notícias