A cidade de Itaiópolis (SC) está em meio a uma mobilização para concluir a construção de sua Instituição de Acolhimento, um espaço de acolhimento temporário para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa nasceu do esforço coletivo de voluntários que acreditam no poder da solidariedade como instrumento de transformação social — e agora, precisa do apoio da comunidade para ser finalizada.
LEIA TAMBÉM: Transcatarina 2025 vai movimentar Itaiópolis, Presidente Getúlio e Taió
Atualmente, 9 crianças de Itaiópolis estão abrigadas em quatro instituições acolhedoras fora do município, longe de seus vínculos afetivos, da cultura local e do apoio familiar. Em contato com a assistência social do município, as informações de cidades onde estão essas crianças, e a identidade delas são sigilosas para manter a segurança das mesmas. Com a Instituição de Acolhimento, será possível garantir acolhimento digno e humanizado a até 20 crianças, dentro do próprio município, oferecendo a elas cuidado, segurança e a possibilidade de permanecer próximas de sua rede de proteção.


A estrutura física da Instituição de Acolhimento, que será uma instituição de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e violências, está sendo construída pelo Centro Espírita Filhos de Maria de Nazaré, com apoio da comunidade e parcerias solidárias.
A Associação Voluntários da Cidadania tem sido uma importante parceira nesse processo, mobilizando doações e recursos. Inclusive, foi contemplada com aproximadamente R$ 92 mil, por meio de edital da Comarca do Poder Judiciário de Itaiópolis, valor destinado à mobília da instituição.
Porque não é uma Casa de Passagem ou Casa Lar e sim Instituição de Acolhimento?
Casa de passagem é normalmente para morador de rua, pessoas que vão dormir, tomar banho e seguir no dia seguinte. Existe também a modalidade de Casa Lar que é para 10 crianças, nesse caso fica junto um casal que cuida das crianças. Mas no caso de Itaiópolis será uma Instituição de Acolhimento a crianças e adolescentes com 20 vagas.
Solidariedade como força motriz da construção
O projeto da Instituição de Acolhimento começou a sair do papel por meio de doações voluntárias de cidadãos comuns. Materiais de construção, mão de obra e recursos financeiros foram doados anonimamente, viabilizando as primeiras etapas da obra. A execução está sob responsabilidade do Grupo Voluntário da Cidadania, uma organização formada por moradores de Itaiópolis, com base no trabalho coletivo e no compromisso com a causa.
No entanto, a obra ainda não está concluída e não há um fundo permanente para a sua manutenção. Por isso, o apoio contínuo da sociedade civil é indispensável. A mobilização busca garantir que, uma vez pronta, a Casa possa funcionar com dignidade, acolhendo e protegendo crianças em risco.



Por que Itaiópolis precisa de uma Instituição de Acolhimento?
A ausência de um espaço de acolhimento no município tem resultado em decisões emergenciais que afastam crianças de seus lares, redes de apoio e vínculos sociais, muitas vezes as levando para locais a centenas de quilômetros de distância.
Esse deslocamento forçado aprofunda traumas e dificulta o processo de reintegração familiar ou adoção. A construção da Instituição de Acolhimento em Itaiópolis representa uma resposta urgente e necessária para atender essas crianças com o cuidado e respeito que merecem.
Trata-se de mais do que um projeto assistencial: é um compromisso com a infância, com os direitos humanos e com a justiça social.
Entenda o que é uma Instituição de Acolhimento:
Uma Instituição de Acolhimento é um local de acolhimento temporário para crianças e adolescentes que, por motivos como abandono, negligência, violência ou risco iminente, precisam ser retirados de seus lares de forma emergencial.
Durante o tempo em que permanecem na casa, esses jovens recebem cuidado, proteção e acompanhamento enquanto a Justiça e a rede de assistência social avaliam o melhor encaminhamento: retorno à família de origem, acolhimento definitivo ou adoção.
Mais que um abrigo, a Casa de Passagem é um espaço de reconstrução da dignidade e de acolhimento respeitoso às histórias que chegam feridas.
E quem vai manter a Instiuição de Acolhimento depois de pronta?
Algumas informações indicavam a Prefeitura Municipal de Itaiópolis com a mantenedora do espaço após conclusão da obra. Em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, em nota nos respondeu:
Após a conclusão da obra, a manutenção e o funcionamento da Instituição de Acolhimento não serão de responsabilidade direta da Prefeitura, mas sim de uma entidade da sociedade civil (associação), sem fins lucrativos, que atuará como entidade de acolhimento institucional.
O município de Itaiópolis deverá fazer a contratação do serviço (vagas) por meio de credenciamento público e/ou compra de vagas, conforme estabelecido na legislação vigente. O modelo de custeio seguirá o padrão da Política Municipal de Assistência Social, com repasse de valores proporcionais ao número de crianças acolhidas.
Essa entidade deverá seguir as diretrizes da Resolução Conjunta nº 1/2009, que aprova as Orientações Técnicas para Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes – com exigências quanto à estrutura física, equipe técnica, público-alvo e condições mínimas de funcionamento.
Para estar habilitada, deverá também:
- Estar inscrita no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
- Estar inscrita no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social
- Ser submetida à fiscalização regular, com análise documental e visitas institucionais pelos conselhos de controle social.
Além do apoio direto da Assistência Social, a Instituição de Acolhimento poderá contar com as demais ofertas públicas municipais, como serviços de saúde, educação, cultura, esporte, lazer, entre outros, promovendo um atendimento integral e intersetorial, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os recursos que manterão a entidade poderão vir dos contratos de acolhimento firmados com o município, de doações, parcerias comunitárias e transferências voluntárias. Este modelo de gestão reafirma o compromisso de Itaiópolis com a proteção integral, o respeito aos direitos das crianças e adolescentes e a valorização da rede de apoio comunitário.
Como ajudar a transformar esse sonho em realidade
Cada gesto importa. A campanha de arrecadação está aberta a qualquer valor — e toda contribuição será revertida em materiais, acabamentos, estrutura e tudo o que for necessário para entregar a obra pronta. Mais do que levantar paredes, a proposta é construir um espaço onde sonhos possam florescer e onde o acolhimento substitua o abandono.
Para doar, basta procurar o Grupo Voluntários da Cidadania, localizado na Rua Presidente Nereu Ramos, 241 – Centro – Itaiópolis/SC, ou para PIX: 04.501.051/0001-58
A reportagem da Demais FM visitou o local da Instituição de Acolhimento na manhã de hoje (03) a pedidos da comunidade, e coletamos as informações. A Casa está em fase de acabamento, mais precisa muito das doações da comunidade.
Por Demais FM.
