Geral

Cardeais iniciam conclave no Vaticano para eleger novo Papa; clima é de responsabilidade e oração

Imagem: Filippo MONTEFORTE / AFP

Teve início na manhã desta quarta-feira (7), no Vaticano, a missa que antecede o conclave para a escolha do novo Papa. Durante a celebração, realizada na Basílica de São Pedro, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, destacou a importância de uma decisão tomada com isenção pessoal e guiada pela fé, em um “momento difícil e complexo da história”.

Em sua homilia, Re afirmou que a missão do próximo pontífice será fortalecer a comunhão da Igreja e promover uma fraternidade humana universal, respeitando as diferenças, mas mantendo fidelidade plena ao Evangelho. Ele também ressaltou a responsabilidade dos cardeais reunidos na Capela Sistina, lembrando que o famoso afresco de Michelangelo deve inspirar a seriedade do momento, marcado pela entrega das “chaves supremas” da Igreja.

O conclave começa oficialmente às 11h30 (horário de Brasília), com a primeira fumaça prevista para as 14h. A expectativa é de que ela seja escura, indicando que nenhum nome foi escolhido na primeira votação. Novas sessões devem ocorrer a partir de quinta-feira (8), até que se defina o sucessor do Papa Francisco.

Por Demais FM

Grupo de Notícias