A partir desta segunda-feira (28), a Barragem Norte, em José Boiteux, no Vale do Itajaí, inicia a limpeza de galharia nas tulipas e galerias de descarga. A ação tem como objetivo remover troncos, lixo e outros resíduos que obstruem o escoamento da água, comprometendo a segurança da estrutura e dificultando a realização de manutenções.
O trabalho é resultado de uma vistoria técnica realizada em março, que apontou a necessidade urgente de intervenções. Para viabilizar a operação, o governador Jorginho Mello assinou uma ordem de serviço no valor de R$ 117 mil. A operação, coordenada pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, será conduzida ao longo da semana por equipes especializadas.
Manutenção estrutural e ações paralelas reforçam segurança no Vale do Itajaí
Após a limpeza, técnicos da Celesc irão atuar na manutenção das comportas da barragem, com previsão de diagnóstico e correções estruturais. Uma das comportas, atualmente inoperante, será alvo de reparos específicos. A Barragem Norte é estratégica para o sistema de contenção de cheias do Vale do Itajaí e sua plena operação é considerada essencial para a segurança de milhares de moradores. Paralelamente, o Governo do Estado firmou convênio com a Prefeitura de José Boiteux para a construção de 43 casas destinadas à comunidade indígena local, reforçando o compromisso com a proteção das populações no entorno da barragem e com a segurança hídrica da região.
Por Demais FM
