Na semana passada, uma ocorrência de coação envolvendo alunos foi atendida pela Guarda Patrimonial e a Polícia Militar em Rio Negro. O fato aconteceu na rua Juvenal Ferreira Pinto, no bairro Seminário.
De acordo com informações da Guarda Patrimonial, dois homens estavam sentados na via pública. Ao ver uma adolescente retornando da escola, um deles levantou-se e se dirigiu à jovem com o objetivo de importuná-la. Quando a Guarda Patrimonial chegou ao local, o homem tentou agredir o vigilante, sendo rapidamente contido e algemado até a chegada da Polícia Militar. Ele estava visivelmente alterado e agressivo. O segundo homem fugiu, mas foi localizado em uma área próxima pela PM.
O boletim de ocorrência revelou que ambos os envolvidos apresentavam sinais claros de embriaguez. A mãe de um dos suspeitos compareceu ao local, alegando que o filho sofre de transtorno bipolar. No entanto, ela recusou a acompanhar o filho até a 2ª Companhia da Polícia Militar para o registro do boletim de ocorrência, justificando que não poderia fazer nada a respeito da situação.
Pelas redes sociais, moradores da região expressaram preocupação com a segurança dos alunos da escola. Relataram que os suspeitos frequentemente permanecem em frente à instituição, aparentando embriaguez e realizando ameaças.
“Esses indivíduos entraram na casa do meu pai, em frente à escola, esses dias. Um deles pegou uma ripa e ameaçou o meu pai. Foi feito BO e Termo Circunstanciado, com audiência marcada, mas duvido que o indivíduo compareça. Essa ameaça é uma contravenção penal, e a Polícia Civil só pode prender com um crime. Mais uma vez, invadiram a casa e, embriagados, abordaram até crianças. Foram conduzidos novamente, mas a história se repete. A delegada não consegue enquadrar para efetuar a prisão”, escreveu Diego Weber nas redes sociais.
Ele ainda sugeriu que cada pai preocupado formalize um boletim de ocorrência para ajudar a fortalecer a causa e buscar medidas mais rigorosas contra os envolvidos.
Rafael Martins também expressou indignação: “Isso é vergonhoso! O cara foi preso e já foi solto. Estão esperando algo pior acontecer com as crianças para agir? Prefeito, é hora de tomar providências e colocar os guardas patrimoniais para cuidar da escola. Algo grave pode acontecer antes que eles cheguem.”
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi informado sobre o caso e está aguardando a documentação dos familiares para dar continuidade ao acompanhamento do indivíduo envolvido.
Vale destacar que dois dias antes da ocorrência, um dos homens já havia sido detido pela Guarda Patrimonial e Polícia Militar no mesmo local. Na ocasião, ele invadiu um terreno particular e ameaçou um morador com um pedaço de madeira. Após ser contido, ele se dirigiu até a escola próxima, onde tentou intimidar funcionários e alunos.
Com inf.Rio Mafra Mix / Demais FM.
