A pequena cidade de Irineópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina, reconhecida como a Capital Nacional do Trator, promove a 10ª Festa do Trator, de 9 a 13 de julho. Antes do evento, em 17 de maio, o município vai conhecer a rainha e a princesa de 2025.
As candidatas têm entre 18 e 27 anos, e moram em Irineópolis há, pelo menos, seis meses. No dia da escolha, ocorre um desfile com os trajes de festa, e jurados técnicos, como fotógrafos, maquiadoras, cabeleireiras e esteticistas, elegem a rainha e a princesa. As escolhidas irão representar a festa e o município por um ano.
Além da escolha, a Festa do Trator contará com diversas atrações, como shows, exposições, feira de máquinas e gastronomia. Umas das atrações mais esperadas é o desfile de tratores, conhecido como “tratoraço”, na avenida principal da cidade. Em novembro de 2024, a cidade foi reconhecida como a Capital Nacional do Trator.
Em 2022, a edição da festa chegou a reunir 974 máquinas agrícolas, sendo o maior desfile de tratores do Brasil. A festa, que celebrou os 60 anos de emancipação do município, chegou a reunir 30 mil pessoas.
Fonte/Por/ Vinicius Tóffoli/NSC




