Geral

10 ANOS DE ESPERA: Atrasos e furtos prejudicam conclusão de ponte entre Santa Terezinha e Itaiópolis.

Foto: Ponte do Craveiro entre Santa Terezinha e Itaiópolis em construção.

Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta semana causou indignação entre os moradores de Itaiópolis e Santa Terezinha, ao expor o atraso na reconstrução da ponte da localidade do Craveiro, que liga Santa Terezinha (Craveiro) a Itaiópolis (Iracema). A obra, esperada há mais de 10 anos, enfrenta novos desafios com o furto de equipamentos do local, agravando ainda mais o atraso na entrega.

O vídeo foi gravado por Jacir Tibes, promotor de eventos e turismo que atualmente reside em Corupá. Apesar disso, Tibes depende da ponte para acessar um sítio que possui na região onde mora sua irmã. Durante entrevista, ele relatou que o furto ocorreu no fim de semana dos dias 18 e 19 de janeiro, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo.

Os itens levados pelos criminosos incluem motores de duas betoneiras, enxadas, pás, cortadeiras e ferros de construção. Na segunda-feira (20), quando os funcionários da empresa Salver, responsável e executora da obra, chegaram ao local, depararam-se com os equipamentos desaparecidos. Como consequência, os trabalhos foram interrompidos, com previsão de retorno apenas na próxima semana.

A situação aumenta ainda mais o atraso de uma obra que já atravessa anos de espera e passou por quatro gestões municipais. A ponte foi destruída em 2014 por fortes enxurradas do Rio Itajaí do Norte e, desde então, os moradores da região enfrentam dificuldades de locomoção. Sem a estrutura, trajetos curtos tornam-se longos desvios, com algumas pessoas precisando passar por Papanduva para chegar ao seu destino em muitas vezes.

Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaiópolis esclareceu, por meio de nota , que a responsabilidade contratual da obra é da Prefeitura de Santa Terezinha, mesmo que a ponte está localizada na divisa dos municípios. Segundo a nota, Itaiópolis está disposta a colaborar dentro de suas competências, mas informações oficiais devem ser solicitadas diretamente à Prefeitura de Santa Terezinha.

Em contato com a Prefeitura de Santa Terezinha, também informou que não tinha conhecimento sobre o furto dos materiais. A assessoria de imprensa sugeriu que a equipe de reportagem buscasse informações diretamente com a empresa executora, a Salver. Entramos em contato com o Grupo Salver, empresa executora situada no Alto Vale do Itajaí na cidade de Ituporanga porém a reportagem da Demais FM não recebeu retorno sobre as medidas tomadas ou prazos para conclusão da obra até o fechamento desta matéria, mais continuamos a disposição.

A demora na entrega da ponte tem gerado transtornos para moradores e comerciantes das localidades de Craveiro e Iracema, que enfrentam custos e dificuldades adicionais devido à falta de uma ligação direta entre as comunidades. A situação também impede o desenvolvimento da região, que depende de infraestrutura básica para estimular atividades econômicas e a integração entre os municípios.

A população segue aguardando uma solução definitiva para uma obra que se tornou sinônimo de frustração e descaso ao longo dos anos. Enquanto isso, a insegurança no local e a falta de informações claras sobre a continuidade dos trabalhos reforçam a insatisfação das comunidades diretamente impactadas.

Por Demais FM.

Grupo de Notícias