Saúde

Mobilização intensifica combate ao Aedes Aegypti em Itaiópolis após feriado de Finados.

Foto: Vigilância Epidemiológica de Itaiópolis.

Após o feriado de Finados, a equipe da Vigilância Epidemiológica de Itaiópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão nos cemitérios do Paraguaçu e do centro da cidade. A ação visou a retirada de recipientes e plásticos que pudessem acumular água, especialmente em torno dos vasos de plantas, uma vez que foi observada grande quantidade de objetos em situação irregular devido ao aumento de visitas nos cemitérios na última semana.

Foto: Vigilância Epidemiológica de Itaiópolis.

Essa fiscalização faz parte de uma mobilização comunitária para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A Secretaria Municipal de Saúde de Itaiópolis reforçou em suas redes sociais a importância de seguir as normas, lembrando que a prevenção depende do apoio de toda a população.

Foto: Vigilância Epidemiológica de Itaiópolis.

Atualmente, dois decretos municipais regulam o uso de recipientes que podem acumular água em locais públicos, especialmente nos cemitérios. O Decreto nº 1.897, de 4 de maio de 2022, estabelece que vasos e floreiras em sepulturas devem ter furos e ser preenchidos com areia ou pedras para evitar o acúmulo de água. Complementando essas normas, o Decreto nº 2.386, de 13 de outubro de 2020, proíbe qualquer tipo de recipiente que possa acumular água, como garrafas e vasos de flores.

Atualmente, segundo Michele coordenadora do Progrma da Dengue em Itaiópolis foram identificados 10 focos do mosquito Aedes aegypti em Itaiópolis até o momento., localizados nos bairros Bom Jesus, Centro, Nova Brasília e Lucena. De acordo com a Secretaria de Saúde, o aumento dos focos gera um alerta importante, principalmente com a chegada do verão, que tende a agravar as condições para a reprodução do mosquito.

O governo estadual emitiu um alerta sobre a situação, e a Secretaria de Saúde de Itaiópolis intensificou campanhas educativas, destacando a importância de a população eliminar qualquer recipiente que possa acumular água em casa e no ambiente. Essas ações fazem parte de um esforço conjunto para reduzir os focos do mosquito e prevenir doenças na cidade.

A Secretaria reforça a importância da participação da comunidade nesse trabalho de conscientização e mobilização, considerando que a colaboração dos cidadãos é essencial para o sucesso das medidas e para proteger a saúde de todos.

Foto: Vigilância Epidemiológica de Itaiópolis.

Por Demais FM.

 

Grupo de Notícias