Saúde

DENGUE: Itaiópolis segue com dois casos confirmados, e promove amanhã (02) a ação “DIA D CONTRA DENGUE”

 

Neste sábado (2), o Ministério da Saúde, estados e municípios estarão mobilizados em um dia especial dedicado ao combate à dengue. Será o Dia D contra a Dengue, um dia de mobilização nacional, reforço nas ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor que já acontecem em todo o país, para que a população dedique alguns minutos do seu dia para intensificar o cuidado em casa e nas comunidades. Apenas 10 minutos por semana são suficientes para deixar a dengue longe de casa! O Dia D também será um momento importante de valorização e reforço das ações dos Agentes de Combate às Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde nas ruas, profissionais fundamentais nessa missão.

Em Itaiópolis, no planalto norte catarinense 10 casos foram notificados em 2024 até o momento, sendo 8 casos descartados e dois casos confirmados, não autóctones, ou seja, são casos importados de cidades do litoral segue em investigação aguardando o resultado 1 caso de Zika e Chikungunya, também com histórico de viagens para áreas endêmicas do estado, conforme informações da enfermeira Elen Pontalti Warmling da Vigilância Epidemiológica de Itaiópolis na manhã desta sexta-feira, 01 de março de 2024.

Para Michele Aparecida Gonçalves Libano, coordenadora do Programa Dengue em Itaiópolis, é de extrema importância a conscientização da população, mesmo não tendo focos do mosquito Aedes aegypti no município. Precisamos agir preventivamente para manter o mosquito longe de Itaiópolis. Para isso, Michele reforça a importância de seguir as 10 dicas abaixo:

1.     Inspecionar a propriedade rural e identificar locais de risco para proliferação do mosquito. Monitorar possíveis criadouros semanalmente;

2.     Se houver plantas ornamentais (ex: bromélias) que acumulam água, inspecionar e aplicar larvicida se houver água parada;

3.     Descartar as embalagens de insumos em locais apropriados, cobertos e secos;

4.     Inspecionar os pesqueiros desativados e barragens;

5.     Checar se cisternas, poços ou tambores para água estão tampados;

6.     Inspecionar calhas e telhados;

7.     Bebedouros de animais também devem ser checados, principalmente, se pouco utilizados. Se encontrar larvas ou pupas nestes locais, os bebedouros devem ser escovados e a água trocada, no máximo a cada cinco dias;

8.     Evitar deixar baldes, carrinhos de mão e outros utensílios que acumulam água ao relento;

9.     Inspecionar todas as áreas da propriedade, inclusive reservas legais, e retirar dos locais descobertos pneus velhos, vasilhames, garrafas, latas ou qualquer outro objeto descartado que possa acumular água;

10.  Cavidades em cercas de pedra, muros, pedras, árvores e outros devem ser tampadas com barro ou cimento, de modo a evitar que coletem água.

A dengue mata, é uma doença grave, e você pode contribuir para que a doença não se prolifere.

Importante:

Denúncias de locais de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti podem ser feitos diretamente a Vigilância Epidemiológica de Itaiópolis:

Telefone fixo:(47) 3652-2760 falar com Michele
Celular: (47) 9 9114-7159

 

Por Demais FM

Grupo de Notícias